domingo, 1 de janeiro de 2012

ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS (ECLB)

Gino Martins Borges Bastos


Em dezembro de 1947, meu pai, então com 19 anos de idade, escreveu um texto em que reconhecia os méritos da "velha ponte de madeira", lamentando que a mesma estivesse prestes a ser desfeita e esquecida, com a chegada da "nova ponte de ferro e cimento", por ele também festejada.

Este espírito de reconhecimento e valorização dos fatos e objetos históricos, sem desprezar o novo que emergia acompanhou-o sempre em sua vida.

O Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), idealizado por minhas irmãs Paula e Cláudia, dirigentes da entidade, e aprovado por meu pai, não procurará perpetuar apenas o nome de quem preservou com toda a paixão o patrimônio histórico consistente no prédio do Colégio Rio Branco e respectivo acervo. O ECLB pretende levar consigo também o seu espírito, criando as condições para que possa ser garantido o Direito à Memória, ao mesmo tempo que estimule as atividades culturais objetivando a gestação de uma sociedade humanizada.

Com o Museu da Imprensa, as Salas da História do Colégio Rio Branco, a Biblioteca e a Sala de Bom Jesus do Itabapoana (que será inaugurada posteriormente), objetiva-se o resgate da Memória e o reconhecimento aos que deram sua contribuição em favor do município.

Com a Sala da América Latina, o Auditório e o Pátio, onde ocorrerão espetáculos de Teatro, Balé, Dança, Música, Conferências, Exposição de Obras de Arte, Oficinas e Lançamentos de Livros, apontar-se-á para que, parafraseando Isaac Newton, sob os ombros de gigantes de nossa História, possamos enxergar novos horizontes.

A programação das atividades culturais que ocorrerão no dia 12 de agosto, data da inauguração do ECLB, está praticamente concluída e será divulgada, juntamente com as atividades que se desenvolverão até o fim do ano, na próxima edição de O Norte Fluminense.

Como costumava dizer nosso pai: "Alea jacta est".

(PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 15 DE JULHO DE 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário