sexta-feira, 15 de junho de 2012

1a. Oficina Literária do Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB): sucesso e revelação


                                              Maria Elvira Tavares Costa


 Com pobre a gente tem de ser muito delicado, meu filho" (in O Compadre   Pobre,  de 1952).

      Rubem Braga "teve suas crônicas publicadas nos maiores jornais do país durante aproximadamente cinco décadas" e é considerado , por muitos, como "o maior cronista do século XX no Brasil e pelo fato de ter sido o único escritor a conquistar um lugar na literatura um lugar definitivo na literatura, exclusivamente, como cronista", afirmou a autora cachoeirense.

 Deuslene e Vanessa: tio e sobrinha em show na abertura da Oficina
                                        
      Em um evento histórico que foi precedido por uma bela apresentação de saxofone e violão, tocados respectivamente por Vanessa e Deuslene, no Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), a contadora de histórias Maria Elvira Tavares Costa iniciou a Oficina "Rubem Braga e o Poder da Palavra", afirmando que "quando você conta história, a criança vem".

      A mestra, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), conterrânea de Rubem Braga, emocionou o público relatando fatos importantes da vida do cronista, que "escrevia os fatos do mundo a partir da visão do homem do interior".

      A contadora de histórias assinalou que Rubem Braga possuía sua "alma ligada a raízes simples interioranas e sensíveis de toda a sua família", mencionando, como exemplo, o seguinte texto:

      "...




...

agora que estou à mercê de sua luz,
em nome das águas lá de Bom Jesus",

      Tal canção revelaria, segundo Maria Elvira, "a relação passional entre Cachoeiro de itapemirim e Bom Jesus do Itabapoana".

      Seguem os vídeos da referida música, assim como do sucesso "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua".

http://www.youtube.com/watch?v=GLFLQAGYVX8

http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=4Gz_3rFWGdw


      Maria Elvira fez questão de registrar, ainda, que "temos de recuperar a capacidade de sonhar e sonhar juntos na construção de um mundo melhor",




blog:

 espacoculturallucianobastos.blogspot.com

doando obras de (e sobre) Rubem Braga, além de outros autores cachoeirenses, para a Biblioteca do ECLB.

      Estiveram presentes no evento histórico a dra. Nísia Campos, presidenta do INSTITUTO DE LETRAS E ARTES (ILA) DR. JOSÉ RONALDO DO CANTO CYRILLO, os novos membros da ACADEMIA BONJESUENSE DE LETRAS (ABDL), Tereza Cristina Lima Nazareth de Jesus - que declamou uma poesia - Paulo Xavier e Gino Martins Borges Bastos, os jovens atores Bianca Gonçalves e Moacir Neto, e Adriana Peixoto, dirigente da CIA DE TEATRO AMÉRICA LATINA, a advogada cachoeirense LUCÍLIA STANZANI, que intermediou a vinda de Maria Elvira a Bom Jesus, e um representante do CENTRO EDUCACIONAL SANTA RITA DE CÁSSIA, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário