quarta-feira, 20 de junho de 2012

Bibliioteca do ECLB recebe outra preciosidade: KÓSMOS, no. 1, de 1904





A biblioteca do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos) já conta em seu acervo com outra obra rara: trata-se do número 1 da "KÓSMOS, Revista Artística, Scientifica e Literária", publicada em janeiro de 1904.

Tendo como Diretor Mario Behring e Editor-Proprietário Jorge Schmidt, o editorial assinala que a publicação toma "por modelo as mais notáveis publicações ilustradas européias e norte-americanas".

Na revista, há um esclarecedor artigo a respeito dos limites do Brasil com a Bolívia, estabelecidos graças à atuação do Barão do Rio Branco, através do Tratado de Petrópolis.

Há, outrossim, uma alusão à ameaça de morte da indústria do livro, como assentou a seguinte "Chronica": " O livro está morrendo, justamente porque já pouca gente pode consagrar um dia todo, ou ainda uma hora toda, à leitura de cem páginas impressas sobre o mesmo assunto", prevendo que "talvez o jornal do futuro, para atender à pressa, à ansiedade, à exigência furiosa de informações completas, instantâneas e multiplicadas - seja um jornal falado e ilustrado com projeções animatographicas, dando a um só tempo a impressão auditiva e visual aos acontecimentos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário