quarta-feira, 20 de junho de 2012

Doação ao ECLB


 
                                                     "Seu" José Grando e dona Creuza


O ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos) recebeu importante doação por parte de CREUZA GRANDO e JOSÉ GRANDO, ambos residentes em Guaçuí (ES).

Trata-se de vários tinteiros, canetas tinteiros e tintas sobressalentes muito utilizados pelos estudantes na década de 1930, inclusive no Colégio Rio Branco, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ). As carteiras eram construídas para receberem os tinteiros arrendondados.

Este precioso material era vendido pela Casa Simões, em Guaçui, fundada por JOSÉ SIMÕES. Posteriormente, a empresa incorporou dois novos sócios: GUMERCINDO GRANDO e JOSÉ GRANDO. Firma prestigiada em Guaçuí, chegou a abastecer outros municípios como Alegre, Iúna, Ibitirama e até Palmital, distrito de São José do Calçado, segundo relata dona CREUZA. A empresa foi desativada por volta de 1984.

JOSÉ GRANDO nasceu em Faria Lemos (MG), na data de 22/09/1922, e possui três filhos: Flávio José Miranda Grando, engenheiro, residente em Vitória (ES), Ângela Maria Grando Bezerra, viúva, professora da da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo, formada em História Universal da Arte pela Sorbonne, de Paris, e Francelino Jósé Grando, advogado, Doutor em Direito Ambiental, que foi Secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia quando Roberto Amaral foi o titular da pasta, tendo ainda atuado em missão da ONU por 1 ano, no Quênia, na África.

Dona CREUZA GRANDO, nascida em Alegre (ES), no dia 27/10/1935, é a maior liderança da sociedade civil de Guaçuí, onde está radicada há mais de 50 anos. Devido à sua integridade e força moral, conquistou respeito de toda a sociedade. 

O casal, que estava de posse desse material desde quando a firma foi extinta, resolveu doá-lo para o ECLB, "para que os visitantes possam saber como os alunos escreviam nos bancos escolares, antigamente", finalizou dona CREUZA.
 
 
                      A 3a. Sala do Colégio Rio Branco, com a doação do casal Grando, no ECLB
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário