domingo, 22 de julho de 2012

Biblioteca Comunitária de Rosal


                             Sede da Biblioteca Comunitária Augusta Ferreira Dutra 


Há cerca de de dois anos, Valtair Dutra de Aguiar do Amaral teve uma ideia de criar uma Biblioteca Comunitária no distrito de Rosal. A ideia acabou se tornando uma realidade no dia 14 de julho de 2010, quando ela abriu as portas de sua casa, na rua principal do distrito, para receber em dois cômodos, livros e brinquedos para uma brinquedoteca.


                                             Valtair e a Biblioteca Comunitária




Conta Valtair que "não gastei um centavo. Com o apoio da ONG Crescendo Feliz e Um Pé na Biblioteca, consegui os livros. Além disso, a psicóloga Vânia Alt é uma voluntária no trabalho com as crianças que aqui comparecem, o que fortalece o nosso trabalho. O único apoio que tive da Prefeitura foi em relação ao transporte dos livros e dos brinquedos para cá".


                                                      A brinquedoteca



O nome da Biblioteca foi dado em homenagem à sua mãe: "Augusta Ferreira Dutra". Ressalta Valtair, com satisfação, que " a Biblioteca está aberta sempre às 2as, 4as e 6as feiras, das 14h30min às 17h30min. Além disso, nós damos cursos de corte e costura, tricô, crochê, brolha e de trabalhos manuais. Há jovens ganhando dinheiro com as habilidades que aprendem aqui".


                                          Valtair e o pônei: alegria das crianças



Valtair abre a porta que dá para o quintal, e nos deparamos com uma área de plantação e de criação de pôneis: "as crianças adoram. Quando abro a porta da frente, estou na cidade, quando abro a porta dos fundos, estou na roça", exclama.

A força que move Valtair, contudo, vem de dentro: "Foi Deus que colocou no meu coração", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário