domingo, 22 de julho de 2012

Café brasileiro com pão italiano de Calheiros


                         Francisco Ridolphi Degli Esposti com o filho Matias:"nasci no café"



Os italianos vieram para o Brasil, no final do século XIX, para atuarem principalmente nas lavouras de café.

Francisco Ridolphi Degli Esposti, morador da Fazenda Santa Rita, no distrito de Calheiros, é um dos descendentes das famílias Ridolphi e Degli Esposti que vivem do café. Neto de Cesário Degli Esposti e filho de Geraldo e Antônia Degli Esposti, é casado com Terezinha de Fátima Degli Esposti e possui 4 filhos: Maria Mabiani, 12 anos, Matias, 10, Jeanna Bernadete, 6, e Gabriela de Lourdes, 3.

                         Penha e Terezinha Degli Esposti: habilidade italiana na cozinha

"Nasci no café", diz ele, enquanto vai preparando o café colhido, no terreiro, em frente à sua casa. Explica que, há cerca de um ano, passou a integrar o projeto "Bule Cheio", do Ministério da Agricultura, o que fez com que "aumentasssem a produção e a qualidade do café. Ano passado a colheita foi pequena, mas cresceu bem este ano e tenho boa perspectiva para o próximo ano. Antigamente não fazíamos a análise do café, mas agora mudamos até a  técnica de plantio, com bons resultados".

                               Maria Ridolphi: matriarca e mestra da culinária italiana

A reportagem de O Norte Fluminense adentrou, então, na residência da matriarca Maria Ridolphi, filha de Prudência Capacci e do italiano Fernando Ridolphi,  para provar o café ali produzido, assim como o autêntico pão italiano.

Conta-se que os deuses quando ofereciam o ambrósio (manjar dos deuses) a algum humano, este, quando o experimentava, passava a ter uma sensação de extrema felicidade.

Pode-se conjecturar, assim, após a degustação do café e do pão preparados por Terezinha e Penha Degli Esposti, orientadas por Maria Ridolphi, que os deuses ensinaram a esta um segundo alimento: o pão italiano da Fazenda Santa Rita.

                                              Pão italiano da Fazenda Santa Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário