domingo, 15 de julho de 2012

Projeto Portinari: construindo o futuro


              Olavo Pereira Amil: "se eu fosse Portinari, iria pintar as florestas e os animais"


O Projeto Portinari, desenvolvido pelo filho do famoso pintor brasileiro, João Cândido Portinari, veio a Bom Jesus do Itabapoana através de uma articulação local entre as Secretarias Municipais de Educação e Cultura e o ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos) - www.espacoculturallucianobastos.blogspot.com - e plantou sementes para o amanhã.

A exposição "O Brasil de Portinari", apresentando réplicas de quadros de Cândido Portinari, ficou aberta pra o público de 15 a 29 de junho de 2012 no ECLB. Nesse período, mais de mil visitantes tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais da vida e obra de um dos maiores mestres das artes visuais no Brasil.

Professores e alunos de 21 escolas da região passaram pelo local, conhecendo essa importante ação de difusão do conhecimento da arte realizada pelo Projeto Portinari.

O estudante Olavo Pereira Amil, de 10 anos, da Escola Municipal Liberdade, do distrito de Carabuçu, disse que gostou da apresentação dos monitores: "eles explicam bem e a gente aprende mais rápido.  A tela que eu mais gostei foi a do 'menino brincando de pião'. Se eu fosse Portinari, contudo, iria pintar as florestas e os animais", assinalou. As professoras Vilma de Oliveira Sabino e Ercilene Pessanha acompanharam a turma e disseram que "os alunos se prepararam para a Exposição, fazendo estudos e redações sobre Cândido Portinari".
São projetos como este que criam as condições para que os jovens se tornem melhor do que eram. Que venham, portanto, outros projetos como este!

Nenhum comentário:

Postar um comentário