domingo, 28 de outubro de 2012

O Cheiro e os Sons do Colégio Rio Branco

                                              Eliane Borges Jabor do Carmo



Eliane Borges Jabor do Carmo, nascida em Bom Jesus do Itabapoana, no ano de 1949,  é filha de Jorge Jabor e de Genilda Borges Jabor. Seus pais nasceram em Vargem Alegre (Pirapetinga). Jorge foi pracinha durante a 2a. Guerra Mundial e lutou na Itália durante um ano. Atualmente, Eliane está residindo em Itaperuna (RJ) e  resolveu conhecer o ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), no dia 22 de junho passado. "Eu sempre me dizia que tinha de vir aqui, onde funcionou o Colégio Rio Branco. Hoje, contudo, tendo em vista que a van que me trouxe a Bom Jesus parou exatamente em frente ao ECLB, eu disse para mim mesma: é hoje!"

Continua Eliane: "Desde 1967, quando me formei como professora,  não retornei ao prédio. É incrível! Eu senti o cheiro da escola e ainda escuto os passos inconfundíveis da dona Carmita, a diretora do Colégio, uma diretora enérgica, cujo olhar inspirava respeito, e cujos passos lembravam um soldado marchando! Lembro-me que quando se tocava o sino e o portão era fechado, ninguém mais abria a boca para falar nada. Recordo-me, ainda,entre tantas outras coisas, do dr.Chiquinho, professor de Matemática, um amor de pessoa. Estou emocionada", finaliza Eliane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário