sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MUSEU DE ROSAL SERÁ REATIVADO


            Luiz Tito e um dos prédios históricos de Rosal: contribuição para a cultura


Luiz Tito Nunes de Almeida é filho de Euzechias Tito de Almeida e Ana Maria Nunes de Almeida. Tem, como avós paternos Durval Tito de Almeida e Ingracia Roseira de Almeida e, como avós maternos, o Capitão Anselmo Nunes e Acylina de Campos Nunes.

É bisneto de Luiz Tito de Almeida, o primeiro maestro da Lira 14 de Julho de Rosal. Seu bisavô é de origem portuguesa que se estabeleceu, inicialmente, em São Fidélis (RJ).

Luiz Tito reside no prédio histórico onde morou seu avô, o Capitão Anselmo Nunes, e ao qual deu o nome de "Xodó do Tuca", como era conhecido seu pai. O imóvel é  guarnecido por vários móveis que constituem preciosidades.

No dia 26 de julho de 2003, Luiz Tito emprestou um de seus prédios históricos para a instalação da Casa da Cultura e Museu Rogério Gonçalves Figueiredo. Ocorre que a entidade teve pouco tempo de duração.


                                             Jabuticabal do Xodó do Tuca

Ano que vem, quando a entidade completaria 10 anos de existência, Luiz Tito pretende reativá-la: "possuo objetos de grande interesse histórico, que comporão o acervo do Museu", assinala.

Luiz Tito possui outros planos e pretende voltar a fabricar vinho de jabuticaba, como fazia seu pai: "há noventa pés de jabuticaba no quintal de minha casa, e até os fabricantes de vinho de Varre-Sai costumam vir comprar a fruta em minha casa".

Um dos empreendimentos de sucesso de Luiz Tito, contudo, é a produção de orquídeas. No amplo quintal de sua casa, estabeleceu um orquidário que necessita de mais espaço: "tenho dois mil vasos de orquídeas, fora as que se desenvolvem nas árvores. Eu não tinha noção do que era ser orquidófilo. Aprendi a polinizar e, hoje, sei como produzir mudas. Ano que vem pretendo montar uma estufa profissional. Eu e outras pessoas criamos, em 27 de novembro de 2010, a Associação Orquidófila do Vale do Itabapoana (AOVI)", comenta.


                                                  O orquidário de Luiz Tito

Outra ideia de Luiz Tito é reunir-se com Carlos Ferreira Vargas e sua esposa Arlete, proprietários da fábrica de queijos e doces "Produtos Rosalense", e realizar um evento fora das outras datas existentes no distrito, de modo a divulgar a Casa da Cultura, o Museu, as orquídeas, o vinho de jabuticaba, os queijos e os doces de Rosal.

Luiz Tito possui inúmeros tesouros, que são para o mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário