segunda-feira, 8 de abril de 2013








NENZINHO DA BARRA E A FESTA DO HOMEM DO CAMPO NA BARRA DO PIRAPETINGA



Neninho da Barra: 36a. Festa do Homem do Campo

Há 36 anos atrás, o professor do antigo Mobral, conhecido como Nenzinho da Barra, atendeu o pedido de moradores e realizou a 1a. Festa do Homem do Campo, na Fazenda do Itaguassu, distrito de Calheiros. Montou uma barraquinha com bambu amarelo e fez das folhas de bananeiras um telhado. Nesta barraquinha serviu a conhecida "batidinha" e o cachorro quente tradicional, que era feito com "tocinho, linguiça de porco, tomate e pão", segundo se recorda Nenzinho.

O sucesso foi crescendo a cada ano, de modo que a Festa do Homem do Campo organizada por ele  tornou-se uma tradição.

Nenzinho comemora o sucesso do evento, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de abril, mas sempre se recordando de onde tudo começou, ou seja, na escola de Itaguaçu: " O prédio da escola onde lecionei ainda está de pé, embora o colégio tenha sido desativado. Mas vou sempre lá, relembrar daqueles belos tempos", diz Nenzinho.




Nenzinho, André Luiz, Terezinha de Souza e Regina Magalhães Borges, filha de Juracy e Antonio Teixeira

Um dos entusiastas da festa é José Luis Sueth, que aproveitou para comentar sobre sua origem suíça: "Minha família é de origem suíça. Sei que os meus antepassados chegaram da Europa para o município de Friburgo (RJ). Depois, eles vieram para Cambuci (RJ). Em seguida, os descendentes se espalharam pelo Noroeste Fluminense, mais precisamente para os municípios de Itaperuna, São João do Paraíso e Bom Jesus do Itabapoana", assinala.


Adão, José Luis Sueth e Nenzinho

Após o êxito de mais uma festa, Nenzinho da Barra anunciou  a sua presença no evento cultural que ocorrerá no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), no dia 10 de agosto, às 16 horas: "Levarei um grupo de Caxambu, o Boi Pintadinho e a Mula Rosada, homenageando especialmente o dr. Luciano Bastos, que foi e é o Jequitibá de Bom Jesus do Itabapoana", finalizou Nenzinho.



Festa do Homem do Campo virou uma tradição na Barra do Pirapetinga








Nenhum comentário:

Postar um comentário