domingo, 21 de julho de 2013



O INCRÍVEL BAR DOS SAPATOS

Maria Elmira e a entrada do Bar dos Sapatos


Quem passa pela avenida principal de Varre-Sai (RJ), o mais italiano município do Estado do Rio de Janeiro, só percebe o funcionamento do incrível Bar dos Sapatos se algum morador der alguma indicação.

O Bar se chamava "Beto's Bar" desde sua inaguração em 1977. Com o falecimento de Antonio Alberto, seu proprietário, em 1984, assumiu a direção sua irmã Maria Elmira de Oliveira Rosa Correa, juntamente com seu marido Alcemar Correa.
 




Conta Maria Elmira que, logo que assumiu a direção do Bar, o artista plástico Jamilton Vieira, de quem é amigo, observou que na parede havia uma foto de Salvador Andarilho, figura folclórica do município.

 "Salvador era descendente de escravos. Nasceu em 1880 e faleceu em 1979. Morava na Fazenda do Jesuíno,  e levava consigo latas para colocar comida, além de andar sempre descalço. Jamilton olhou, então, para mim, e me disse: 'me traga sapatos!'. Embora eu não entendesse o motivo do pedido, atendi sua solicitação, porque sempre confiei no bom gosto de Jamilton. Consegui duas sacolas cheias de sapatos. Então, Jamilton virou para mim e me disse: 'coloca os sapatos no teto e nas paredes. Vamos homenagear Salvador, que nunca teve um sapato!", conta Maria Elmira.





"Salvador Andarilho tinha um modo de andar que parecia uma dança. As crianças ficavam, por este motivo, com um misto de curiosidade e medo. Além disso, era carrancudo. As unhas dos pés e das mãos erm grandes", salienta Maria Elvira.

Em uma das paredes do bar, além da foto de Salvador, há uma poesia escrita por Jamilton, em homenagem ao andarilho:

"Pés descalços
Dança misteriosa
Encanto da criançada
Pés descalços
Passos maníacos
Pés descalços
Passos e compassos
Pés ritual passos
Passos passos passos
Passos passos passos passos passos"





Foto de Salvador Andarilho e a homenagem na parede do Bar dos Sapatos



Bar dos Sapatos foi mencionado em Guia editado pela prefeitura do Rio de Janeiro


O Bar dos Sapatos foi mencionado na publicação "Guia Rio Botequim", editado pela prefeitura do Rio de Janeiro, no ano passado. Segundo Elmira, "o Bar funciona de 5a feira a domingo, a partir do período da tarde. Às vezes, ficamos abertos até de madrugada. Além disso, algumas pessoas costumam deixar seus sapatos e sandálias como recordação", salienta.



O Bar dos Sapatos será um dos locais de visitação pela comitiva do 4o. Circuito Cultural Arte Entre  Povos, nos dias 26 e 27 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário