domingo, 27 de outubro de 2013


A FAMÍLIA VERDAN (I)
                       Professor e Historiador FRANCISCO VERDAN CORRÊA NETO

O Norte Fluminense publica, com exclusividade, a partir deste número, artigo do Professor e Historiador Francisco Verdan Corrêa Neto, a respeito da família Verdan.




GENEALOGIA PATRILINEAR

Filho de Antônio (Verdan) Corrêa Branco e Maria Marques Branco, neto de Francisco Corrêa Branco e Francisca Maria da Silva Verdan, bisneto de Francisco Antônio Verdan e Florinda Maria Antunes da Silva, trineto de Louis-Narcise Alexis Téodule Verdan e Maria Joaquina do Espírito Santo, tetraneto de Jean-Henri Simon Verdan e Marianne Gillard, naturais de Gruyères (a terra do melhor queijo do mundo), Cantão de Fribourg, Suíça. 

Eram cerca de 2.000 (dois mil) imigrantes suíços que fundaram a cidade de Nova Friburgo, na zona serrana fluminense, transportados em 8 navios.

Os Verdan (6 pessoas) viajaram no trágico navio "Urânia" que perdeu 25% de seus passageiros ao mar. A minha tetravó foi sepultada no mar pelas alturas do Cabo Verde. Chegaram ao destino a 30/11/1819.

Os Suhett (ainda chamados Dessoies) vieram no navio "Deux Cathérine" que chegou a 04/021820. Os demais navios chegaram em dias e meses diferentes, entre as duas datas citadas.  O sobrenome Dessoies acabou sendo corruptelado para Suhett, Sueth e outras variantes, o que também aconteceu com muitos sobrenomes  suíços.

Meu pai era lavrador, semianalfabeto. O seu sítio, no Alto Cubatão, se limitava com São José de Ubá por dois lados: o final da Serra do Cubatão até o Pontão do Corrêa Branco (que homenageia o meu avô) e daí pela Serra da Inveja.

Embora ali fosse ainda Itaperuna, a divisa ficava a menos de 500m. Para São José de Ubá eram 9km, e para Itaperuna, 15km. A nossa vida rural (e de todos daquela região até a Salgada) estava toda ligada a São José de Ubá, onde registravam-se os filhos, batizavam-nos, casavam-se e se sepultavam. Ali se vendia a produção e compravam-se as necessidades básicas. Itaperuna era só para pagamento de impostos, bancos e coisas que São José de Ubá não podia atender.

Meu pai dizia que tivera apenas 3 meses de aulas noturnas, que lhe permitiram ler com dificuldade, escrever hieroglificamente e fazer as 4 operações matemáticas fundamentais. Foi esse homem que me alfabetizou.

Nasci em 1932. Quando fui para a escola, em 1942, eu já sabia ler e escrever. Já estava aprendendo a conta de multiplicar. Estudei em 3 escolas rurais: a da Profa. Dila Armone (no alto Limoeiro), a da Profa. Creuza Natividade, filha do farmacêutico Oswaldo Natividade (no médio-alto Limoerio) e a da Profa. Dady Lessa, tia da esposa do dr. Walter Sueth (no médio Limoeiro).

(continua)

26 comentários:

  1. Olá caro amigo professor,sei que temos algo em comun não só o nome, mais talvez algum parentesco, o senhor poderia me dizer se o Verdan descende dos Burgúndios ou dos Francos é possível essa informação. abraço fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é Jonathan verdan da Costa gostaria de saber como vc chegou a essas informações,e saber também se vc teria condições de passar como seria possível eu conseguir acessar essas informações, pois tenho interesse de reivindicar minha nacionalidade Suíça.
    zap(021)997910498
    Email: verdan_fifa@outlook.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato prazer, obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Boa tarde!

    Gostaria de mais informações sobre a família. É possível?
    Me chamo Nina Verdan dos Santos. Filha de Shirley de Farias Verdan dos Santos, neta de Manoel Verdan da Costa.

    De repente poderia ajudar com mais informações também.
    meu email: nina.verdan@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá me chamo Neide Mariano verdan, gostaria de mais informações sobre a família. Meu e-mail Neide.verdan2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde,me chamo Adelson Rodrigues Verdan Neto de eujenio Verdan,qqueria saber mais sobre os verdan.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Oi, bom dia. Me chamo Isabelle e sou neta de Sebastiana que é filha de Leontina. Tínhamos o brasão da família verdan suehtt, mas meu avô jogou fora e não quis que minha vó tivesse esse sobrenome. Então nenhum filho e neto teve esse sobrenome, só ouvimos as histórias. Tinha um primo do rio que havia enviado cartas dizendo que se quisermos colocar o nosso sobrenome ele ajudaria. Mas eu era pequena e não sei mais dessas cartas. Sou do Espírito santo e tenho família em Itaperuna ! Se puder me ajudar, eu agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Sou filha de Cândido Verdan e Neta de Floripes Verdan e Neta de Pedro Monteiro. Já são todos falecidos.

    ResponderExcluir
  9. E meu e-mail lulucimar2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá sou vainer barbosa da Silva minha avó Samira verdan da silva Cassol e retirou seu sobrenom verdan, gostaria de saber se posso incluir em meu nome o sobrenome verdan.

    ResponderExcluir
  11. Tivemos contato anos atrás e você me enviou o brasão e a árvore genealógica da família. Sou Paulo Cesar dos Santos Leal, filho de Maria dos Santos Verdade, depois Leal. Gostaria de resgatar estes dados para minhas filhas e netos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sou Aparecida Suhett. Alguém tem foto de Claudio Suhett?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio Suhett irmão de Rosa Francisca Suhett e Pedro Suhett?Filhos de Antônio Suhett e Francisca Anna Gabril? São do tronco de Joseph Verdan que chegou no Urânia aos sete anos.Sou desse tronco dos Verdan.

      Excluir
  13. Bom dia Francisco, sou eu Janet Quedevz, nós perdemos contato.

    ResponderExcluir
  14. Meu e-mail janetquedevez65@gmail.com entre em contato comigo

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Wellington da Silva de Andrade, queria saber se é verdade que muitos que tem o sobrenome Andrade vem da parte que foi ficando para traz da família verdan suhett

    ResponderExcluir
  16. Eu quando era criança recebia cartas que falava que eu fazia parte da família verdan suhett, e as carta vinha em nome do Francisco verda

    ResponderExcluir
  17. Minha falecida mãe Nilda suedte de souza recebia cartas de uma colônia em nova friburgo nos convidando para visitar e reencontrar familiares distantes logo apos o falecimento da minha mãe eu recebi ainda quando era criança duas cartas em meu nome cristiano suedte de souza. Como faço para saber mais dessa colônia e se é possível termos dupla nacionalidade. É possível saber minha arvore genealogica

    ResponderExcluir
  18. Me chamo carlos Verdan minha familia ainda mora em São José de Ubá
    Sou bisneto de constância verdan
    Muito bom ter essas informações
    Gostaria de saber mais sobre meu tataravô que veio de Minas minha vó conta algumas histórias

    ResponderExcluir
  19. Minha mãe chame-se: Manoela verdan filha de José verdan é Maria Silva de Oliveira verde. De Itaperuna

    ResponderExcluir
  20. Minha mãe chame-se: Manoela verdan filha de José verdan é Maria Silva de Oliveira verdan. De Itaperuna

    ResponderExcluir