quinta-feira, 2 de janeiro de 2014


A FAMÍLIA VERDAN (III)



                           Francisco Verdan Corrêa Neto



Pesquisando, então, os Corrêa, os Medeiros, os Pereira de Medeiros, os Macedos, ao fim, montei um gráfico genealógico. Observando-o, raciocinei: os descendentes do meu avô português eram também descendeentes da minha avó Verdan, e me lembrei do que o meu pai dizia há tantos anos, e uma nova pesquisa começou.

Primeiramente, procurei a prima Anádia Verdan Coelho, em São José de Ubá (RJ) e lhe expliquei o que pretendia. Ela me falou na descendência do meu bisavô (24 filhos) e me deu muios nomes e endereços de descendentes. A partir daí comecei a procurar "agulha no palheiro". Fui à biblioteca de Nova Friburgo e lá encontrei o livro " La Gênese de Nova Friburgo", hoje com tradução em português, que contém a história da fundação de Nova Friburgo, a saga dos imigrantes de 1819 e também a relação de todos os pioneiros, por cantões e cidades, idades, filhos... e lá estavam os nomes dos patriarcas Vendan. Mas não encontrei o nome Suhett, só bem mais tarde descobri que se chamavam Dessoies.

No catálogo telefônico de Niterói (RJ) encontrei um Suhett (Dr. Amilto Tavares Suhett). Contatei-o. Ele me disse que o seu avô assinava Cândido Verdan Suhett, de São João do Paraíso ( o meu pai estava certo e não deixou a tradição perecer), e me deu a relação dos seus 15 filhos e enderços de muitos descendentes de cada um.

(continua)

     Francisco Verdan Corrêa Neto é professor e historiador


Nenhum comentário:

Postar um comentário