terça-feira, 11 de fevereiro de 2014


BIG HOTEL: UM HOTEL DE GRANDES HISTÓRIAS


Judith Dias Sueth: 65 anos à frente do hotel

Mercado de escravos, sede de repartição da prefeitura e escola estadual. Estas foram as serventias do prédio onde está hoje situado o Big Hotel, há cerca de 90 anos. É o que conta Judith Dias Sueth, que reside no local desde 1949.


Três gerações: Judith, a filha  Joelma Márcia e o neto Renam


Judith nasceu no dia 17/05/1938 em Carabuçu, distrito de Bom Jesus do Itabapoana. São 9 irmãos, todos nascidos também em Carabuçu: José, Vicente, Sebastião, Joaquina, Maria Brandão, Pedro Dias, Edith, João Dias e Zeni. José, Vicente, Joaquina e Maria Brandão são falecidos.

José Dias Brandão, seu pai, nasceu em Ubá (MG), enquanto sua mãe, Joaquina, nasceu em Carabuçu. "Meu pai era conhecido como José Noé, e possuía lavoura de fumo, em um sítio no Valão do Laje, em Bom Jesus do Itabapoana. Morei em Carabuçu até os 4 anos de idade. Quando meus pais se mudaram para Bom Jesus, fui estudar no Colégio Osório Siqueira, localizado na Volta D'Areia. Minha professora se chamava Zuleica, filha de Osório Siqueira. Depois, concluí o 2o. Grau no Colégio Estadual Pereira Passos. Casei-me com 19 anos de idade, com Mário Almenara Sueth, descendente de espanhóis e suíços. Ele era mecânico e trabalhava na Bousquet, na rua Aristides Figueiredo. Tivemos dois filhos: Joelma Márcia, proprietária do CABB (Colégio Adélia Barroso Bifano), em Alegre(ES), nome dado em homenagem à avó do seu esposo, Acácio Filho, e Edson Dias, proprietário de dois postos de gasolina, um em Bom Jesus e outro em Itaperuna. Mário era viúvo e possuía 6 filhos. Criei, portanto, 8 filhos, com muito sacrifício, mas muito amor", ressalta, com emoção.



Judith e o interior do Big Hotel


Judith lembra também, com orgulho, dos filhos  "adotados": "Adroaldo, Adilson, Adilton, Mário Lúcio, Rosa Maria e Ilvandro  estudaram, também, no Colégio Rio Branco. O dr. Luciano Bastos foi uma benção na vida de minha família, porque permitiu que meus filhos tivessem educação. Anualmente, eu era homenageada como a mãe do ano, porque era eu quem possuía o maior número de filhos estudando no Colégio", assinala.

Segundo Judith, os proprietários do Big Hotel foram "Pedro Teixeira, Isaac Rosa e Olga Tardin. Olga era, contudo, arrendatária, já que o imóvel era de propriedade de Luiz Melo. Para sustentar meus filhos, passei, inicialmente, a vender salgados e pensão em marmitas. Depois, adquiri a pensão do Capitão, em Bom Jesus do Norte. A pensão oferecia refeição e pernoite. Morei 15 anos ali. Certo dia, Mário leu  no jornal O Norte Fluminense, que uma hóspede do Big Hotel estaria vendendo um imóvel na rua do antigo Samdu. Mário foi ao Big Hotel, que já tinha sido a sede do Colégio Estadual Pereira Passos, e acabou fechando o negócio. O Big Hotel era administrado por Olga Tardin, que acabou propondo a Mário o arrendamento do mesmo, já que ela dizia que não queria mais prosseguir no negócio.  Arrendamos, então, o hotel, onde morei por cerca de 10 anos. Depois, o Banco do Brasil e a Prefeitura tiveram interesse em adquirir o imóvel para construir suas sedes. Recordo-me, aliás, que a Prefeitura já tinha, outrora, ocupado provisoriamente o prédio. Ocorre que a Lei do Inquilinato  me dava direitos. Ao final, Luiz Melo, o proprietário, resolveu vender-me o imóvel. Acabei adquirindo o Hotel e levei 2 anos pagando. Recordo-me que quando adquiri o Big Hotel, este tinha o piso de tábuas. Havia até tronco de escravos que eu emprestei na época, e que acabou se perdendo ".

De acordo com Judith, "hoje o Big Hotel conta atualmente com 30 quartos, que podem acomodar 75 pessoas. Ano passado, oito norte-americanos fizeram reserva, no hotel, por e-mail, para passar a festa da cidade, a Festa de Agosto. Passaram 10 dias em Bom Jesus e visitaram as Usinas Franco Amaral e de Rosal. Ao retornarem, contentes, levaram muitos produtos da região e ficaram de retornar este ano", registrou.

Judith diz que " sinto-me realizada. Criei os meus filhos, que são meu orgulho,  com muito trabalho, sofri muito, mas venci na vida, com muita dignidade. Às novas gerações eu deixo uma mensagem: nunca desanimem, pois quem trabalha sempre vence na vida", finaliza.


O endereço eletrônico do Big Hotel é bighotelbomjesus@gmail.com. O telefone é 22-38317589.

Mário Almenara Sueth e Judith Dias Sueth em foto da década de 1980


Nenhum comentário:

Postar um comentário