sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014




BONJESUENSE GRADUA-SE EM MÚSICA, COM DESTAQUE, PELA UFRJ

 Thadeu de Moraes Almeida colou grau no dia 25/01/14 após realizar o Recital de Conclusão de Curso no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, no dia 21/01/14, obtendo a titulação de Bacharel em Música - Habilitação em Piano. 

Foi ainda aprovado pelo Programa de pós-graduação em Música na mesma instituição, com o projeto "Homero de Sá Barreto (1884-1924): um músico da Belle Époque Brasileira" na linha de pesquisa: História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Alice Volpe, no qual se vincula a partir deste ano.

Nascido em Bom Jesus do Itabapoana, estado do Rio de Janeiro, é pianista e organista. Bacharel em Piano pela Escola de Música da UFRJ, classe da Profª Tamara Ujakova, e mestrando no Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Neste Programa, de acordo com seus interesses na área da pesquisa musicológica, em especial sobre a música brasileira, integra o projeto de pesquisa “Patrimônio Musical Material: investigação de fontes e reconstrução do discurso histórico”, coordenado pela Profª. Drª. Maria Alice Volpe.
Participou de inúmeros recitais e apresentações na Escola de Música da UFRJ e nos últimos anos vem se dedicando também à pesquisa da música sacra-litúrgica e da prática do canto gregoriano na Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus. Dedica-se a projetos envolvendo a música câmara, o que o levou a realizar concertos nas mais diversas formações. Destaca-se a sua atuação no Duo Omnia Brasil (piano/órgão e trompa), em parceria com o trompista Antonio Augusto. 


Este Duo, em atuação desde 2011, vem se apresentando em diversas cidades do país explorando o repertório existente para esta formação, principalmente o repertório brasileiro, e estimulando a criação de novas obras para trompa e piano/órgão. Em 2013, o Duo foi agraciado com o “Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos” realizando oito apresentações por cidades do norte fluminense e sul capixaba. 
Thadeu Almeida é primogênito do casal Afrânio Teixeira de Almeida e de Maria Aparecida Magalhães de Moraes Almeida, e irmão de Afranio Jr. e Laura Maria. É casado com Juliana de Fátima Pimentel Gomes Almeida.
O NORTE FLUMINENSE parabeniza Thadeu e toda a família por esse grandioso êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário