sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014



                                           
Cidadão Bom-jesuense completa 88 anos no dia 11 de Fevereiro



                        Nasceu em Pirapetinga de Bom Jesus (Vargem Alegre), distrito do município de Bom Jesus do Itabapoana, no dia 11 de Fevereiro de 1926. Ele é filho de Augusto de Aquino Pinheiro e Francelina Roza de Jesus, bisneto do Barão de Aquino, e tataraneto do Visconde e Viscondessa de Pinheiro.

                       

                        Através do exemplo, sua família lhe ensinou princípios de honradez e valores importantes de convivência em sociedade, amor e respeito ao próximo. Descendente de italianos e portugueses, sempre teve  admiração pelo seu bisavô o Barão de Aquino, grande produtor de café nas Fazendas Santa Mônica e das Areias, Fidalgo e Cavalheiro da Casa Imperial, homem influente no Estado do Rio de Janeiro, Francisco herdou dele a paixão pela cultura e, assim como o Barão, tornou-se ótimo administrador e contador.



                        Francisco de Aquino iniciou seus estudos na Escola Isolada de Pirapetinga com o Professor José Leão Teixeira de Farias e Professora Noemia Seródio. Aluno dedicado e caprichoso, possuidor de uma bela caligrafia que o levou a ser contratado como recenseador e a realizar trabalhos de escrita manual e de atas na Prefeitura de Bom Jesus.



                        Em 1944, enquanto servia no Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, destacou-se como excelente motorista. Mudou-se para o Paraná em 1950, o gosto por carros e a grande habilidade na direção o levou a fundar, junto com seu irmão Antônio de Aquino, a empresa Transportes Planeta, com sede em Rolândia no norte do Paraná e filiais no Rio de Janeiro e São Paulo.



                        Casado há 62 anos com Olandina, tem dois filhos: Lucia Helena e Carlos Alberto, cinco netos e quatro bisnetos.

 Atualmente mora em Curitiba, Paraná, mas nunca se desligou da terra natal. Sempre que possível volta para visitá-la e espera ansioso a chegada do jornal O Norte Fluminense para saber as notícias da “terrinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário