quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014


UMA NETA DO INTENDENTE MANOEL ANTONIO DE AZEVEDO MATTOS (IV)


Ruth Fragoso de Azevedo Silveira



O esposo de Ruth, Acyr Rodrigues Silveira, foi professor de Inglês, no Colégio Rio Branco, por 3 anos e 8 meses.  Ele nasceu em Iuru, atualmente José Carlos, distrito de Apiacá (ES).

Segundo Ruth, "em 1950, comecei a trabalhar no Colégio Rio Branco, como secretária. Eu nunca tinha trabalhado antes. Foi ali que eu percebi que tinha a capacidade de fazer outras coisas. Neste mesmo ano, Acyr foi também trabalhar no Colégio, como professor de Inglês. Foi aí que passamos a nos conhecer. O Rio Branco, portanto, tem tudo a ver com a história de nossas vidas. Devo registrar, ainda, que tanto eu como Acyr estudamos o Ginásio nesse tradicional educandário", salientou.


Ruth e Acyr, namorados, em 1953

 Segundo Ruth, " Acyr fora aprovado em concurso para o Banco do Brasil, e, por isso,  foi trabalhar no município de Jacarezinho, no Paraná ".


Acyr e colegas de trabalho do Banco do Brasil, em Jacarezinho, Paraná, em 1955


O casamento de Ruth com Acyr ocorreu no dia 12 de junho de 1955: " casamo-nos no cartório de Bom Jesus do Norte (ES), na casa de Mário Silveira, pai de Acyr. No dia 13, casamo-nos na Igreja Matriz de Bom Jesus do Itabapoana, em celebração do Padre Ovídio", registrou.


Três fotos do casamento
 José de Azevedo, Hermínia, Ruth, Acyr, Maria Antonieta e Mário Silveira. 
Em pé: Acyr, Ruth, Otávio Faeti, Elziera, Alzira e Laura. Sentados: Maria de Lourdes, Mário, Antonieta, Eloísa Helena e Mria de Lourdes.


Em pé, a partir da esquerda: Mário C. Silveira, Otávio Faeti, Acyr, José de Azevedo Mattos, Ademar Nunes da Silva e um filho do Professro Deusdedith. No meio: Alzira Silveira, Maria de Lourdes, Orlando Nunes, Maria Antonieta, Laura, Elzira, a criança Ângela Maria, Hermínia, Ruth, Maria José, Maria Cristina F. Borges. Branca F. Borges, Yolanda de Azevedo Correia, a criança Antonio Carlos com Maria de Lourdes Lopes,  Dagmar F. Rangel, Maria Amélia e Maria Mercês com a criança Paulo Roberto. À frente: Paulo Sérgio, Maria Lucília, Luiz Alberto Nunes da Silva, Rogerio Nunes, Ademar, Nacif Bomeline, Marcia, Heloisa, Ana Maria, Sônia Correia e Maria de Lourdes.

 Após o casamento, "fomos residir em Jacarezinho. Moramos cerca de um ano na terra paranaense, porque Acyr conseguiu transferência para Bom Jesus, onde se aposentou, tempos depois", assinala.

Ruth e Acyr tiveram 6 filhos: Luzia Maria, casada com Paulo Xavier, Lídia, casada com Carlos Augusto Tavares, Amintas, casado com Verônica, Silênia, casada com Rubens Rangel, Nereida, e Adriano.


Ruth e Acyr com o cetro e a coroa recebidos em sua casa, por ocasião da Festa do Divino Espírito Santo em 1994



Acyr aposentou-se em Mimoso do Sul (ES) e passou a cuidar da Fazenda Santa Fé, que comprara de seu pai. Quando adoeceu, contudo, acabou vendendo-a. Acyr faleceu em 04/10/2004 e a fisionomia de Ruth se entristece ao lembrar desta data.

"Meu Ló, querido, muitas saudades. Um ano sem ele", escreveu Ruth no verso da foto, em 14/10/2005

 (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário