segunda-feira, 5 de maio de 2014



BOM JESUS DO ITABAPOANA SERÁ A  CAPITAL LATINO-AMERICANA DA CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ENTRE 7 E 10 DE AGOSTO


O ECLB será a sede das atividades culturais em Bom Jesus do Itabapoana


Entre os dias 7 e 10 de agosto, Bom Jesus do Itabapoana será, mais uma vez, a capital latino-americana da cultura do Estado do Rio de Janeiro.

A produtora peruana Rocio Salazar e o cineasta brasileiro Phillip Johnston estarão presentes no evento, que ocorrerá nas dependências do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), ministrando oficina sobre documentário.

O NORTE FLUMINENSE informará, nas próximas postagens, a relação dos outros integrantes do evento que integrará o 5o. Circuito Cultural Arte Entre Povos e percorrerá, depois, outros municípios do RJ, ES e MG.

 
A produtora peruana Rocio Salazar

ROCIO SALAZAR é peruana, bacharel em Artes Cênicas, com especialização em Teoria Teatral pela UNI-RIO, Universidade do Rio de Janeiro. Em 2002 concluiu o curso de Pós-Graduação em Gestão da Cultura com ênfase em Marketing Cultural pela UNESA - Universidade Estácio de Sá. Fundadora de Encontros Latino-Americanos que tem o objetivo de promover o intercâmbio da produção artística de países latino-americanos de fala hispânica com o Brasil. Curadora de duas edições da mostra RAÍZES NEGRAS LATINO-AMERICANAS, realizadas na Caixa Cultural do Rio de Janeiro (2006 e 2009). Produtora executiva dos documentários SON DE LOS DIABLOS (2004), ATAJO DE NEGRITOS (2006), UMA NOITE COM A FAMILIA ZEVALLOS (2006), e PRESERVAÇÃO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO (2008). Atua em diversas outras áreas da produção artística.

 
Cineasta brasileiro Phillip Johnston
 
PHILLIP JOHNSTON é cineasta brasileiro, bacharel em cinema pela Universidade Estácio de Sá, membro da equipe do Ramal Cineclube (SESC Engenho de Dentro). 
Realizador de oficinas de cinema para crianças e jovens, dirigiu 05 documentários.
OFICINA DE DOCUMENTÁRIOS 
Como produtores que trabalham juntos há cerca de dez anos, Rocio Salazar e Phillip Johnston oferecerão uma Oficina de Produção Independente de Documentários.

O objetivo será aproximar o público em geral com as possibilidades da realização de baixo custo e exibir um pequeno panorama do trabalho que temos desenvolvido enfocando as manifestações populares da cultura negra no Peru e fazendo um paralelo com a cultura afro-brasileira.

Na área de realização abordarão os seguintes tópicos:

- Planejamento de uma produção com Câmera Digital

- Trabalhando com equipe reduzida

- Ferramentas de trabalho para gravação e edição.

- Estratégias de divulgação.

- Estratégias de exibição.

Filmografia:

- SON DE LOS DIABLOS (2004) - Co-dirigido por Rafael Santa Cruz e Co-produzido por Cimarrones Comunicación Interétnica Global. Ganhou o prêmio Centro Provincial de Casas de Cultura no VII Festival Internacional de Documentários Santiago Álvarez In Memoriam (Santiago de Cuba). 

- ATAJO DE NEGRITOS (2006) -  Co-produzido por Teatro del Milenio.

- UMA NOITE COM A FAMILIA ZEVALLOS (2006), selecionado para mostra informativa do VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINE POBRE (Gibara, Cuba 2008)

- PRESERVAÇÃO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO (2008) Menção Honrosa da ABD&C-RJ durante a 13ª MOSTRA INTERNACIONAL DO FILME ETNOGRÁFICO. 

- O OUTRO LADO DA PASSARELA (2012) Co-produção com a Oficina de Cinema SJC. 


Links com os trailers dos documentários:
Página no Facebook com informações sobre os documentários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário