segunda-feira, 30 de junho de 2014








MUSEU DA  SAUDADE

João Bôsco Figueiredo Côgo e as novas instalações do Museu da Saudade, em Guaçuí (ES)


O Museu da Saudade de Guaçuí (ES) foi fundado por João Bôsco Figueiredo Côgo, munizfreirense, que fixou residência em Guaçui no ano de 1988. Suas atividades tiveram início no dia 15 de maio de 2013, em uma pequena sala no Bairro Santa Cecília, sendo inaugurado em agosto de 2013 por ocasião do 4o. Circuito Cultural Arte Entre Povos, ocasião em que o Museu da Saudade recebeu a visita dos participantes.


João Bôsco na abertura do evento

 Após matéria veiculada na Rádio 90.5, local, e na TV GAZETA, de âmbito regional, o Museu da Saudade passou a receber inúmeras doações de peças, o que fez com que o local se tornasse pequeno para comportá-las. Assim, foi necessário alugar um outro local para abrigar o acervo.

Público marcou presença na inauguração das novas dependências do Museu da Saudade
No dia 19 de julho de 2014, foram inauguradas as novas instalações do Museu da Saudade, em novo endereço: às margens da BR 482, em frente à entrada do maior cartão postal do município, o CRISTO. 

Após as bênçãos do Padre Dênis Lesquevis, como parte da programação, o evento contou com a participação do Coral Italiano Veni Creator Spiritus, de Muniz Freire (ES) e da Orquestra de Câmara da Escola de Música Sant`Clair Pinheiro, de Alegre (ES), além de uma Exposição de Carros Antigos, com expositores de Guaçui.


Coral Italiano Veni Creator Spiritus, de Muniz Freire (ES)



Orquestra de Câmara da Escola de Música Sant`Clair Pinheiro, de Alegre (ES)



A paixão de João Bôsco por antiguidades começou ainda na infância, quando sempre conversava com sua avó sobre os “tempos antigos”. A partir daí, passou a ganhar algumas peças. Mais tarde, com o falecimento da avó, veio a herdar muitas outras peças.
 




A paixão foi crescendo, e João Bôsco passou a ler e se informar sobre antiguidades, aumentando a sua coleção através da aquisição, de doação e de muitas peças que tinham sido jogadas no lixo...








Os anos foram passando e o acervo passou a ter um aumento extraordinário. A partir daí, sentiu o desejo de compartilhar a coleção com as pessoas. Surgiu, assim, o grande sonho de transformar sua coleção particular em um Museu...
  
João Bôsco Figueiredo Côgo e as novas instalações do Museu da Saudade, em Guaçuí (ES)



Para nominar o Museu, João Bôsco pensou em muitos nomes, mas não conseguia chegar a nenhuma conclusão. Foi quando teve a idéia de convidar algumas pessoas para verem as peças. Passou, então, a observar a reação de cada uma.


 

A partir de sua observação, constatou que a palavra mais ouvida era "saudade"... De acordo com Bôsco, ele ouvia frases como "Saudade da minha mãe, saudade de meu pai... já tive uma bicicleta dessa, que saudade...igual à televisão que tínhamos em casa, que saudade...e assim  por diante....sem sombra de dúvidas, nascia então o Museu da Saudade...", concluiu.



 

O Museu hoje conta com 1500 peças e possui um acervo que nos remete ao passado,  às nossas lembranças, à nossa saudade...


Ercília Pastore, diretora de cultura de Muniz Freire (ES),  Maria Laura Braga Pastore e Nair Guizardi, do coral italiano


Rita de Cássia Côgo, irmã de João Bosco, e apoiadora do Museu da Saudade

João Bôsco: um sonho realizado e outros a serem sonhados



































































Nenhum comentário:

Postar um comentário