quinta-feira, 31 de julho de 2014

CONTADORA DE HISTÓRIAS RECEBE COMENDA




Maria Elvira Tavares Costa



A Contadora de Histórias cachoeirense, Maria Elvira Tavares Costa, foi agraciada com a Comenda Rubem Braga pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo no dia 12 de julho passado.

 

Num total de 30 pessoas agraciadas em sua primeira edição, a homenagem foi iniciativa do Deputado Estadual Glauber Coelho.

Entre os homenageados, consta Maria Elvira Tavares Costa, participante do Circuito Cultural Arte entre Povos, de Bom Jesus de Itabapoana (RJ).



Contadora de Histórias, Maria Elvira é fã incondicional e estudiosa da vida e da obra do cronista cachoeirense Rubem Braga. Escritora, desenvolve trabalhos junto às Comunidades Quilombolas de Cachoeiro de Itapemirim, sua cidade natal, tendo escrito o livro “No tempo da onça” (2012), onde reconta as historias tradicionais da Comunidade Quilombola de Vargem Alegre; organizado o livro “Todas as faces de Maria” (2012), de autoria de Genildo Coelho, sobre a Mestra de Caxambu e líder comunitária Maria Laurinda Adão, da Comunidade Quilombola de Monte Alegre. 


 

Criadora do projeto “Olha do Braga sobre Cachoeiro”, que teve sua primeira versão – cartões postais, e a segunda - sinalização viária, desenvolvidas com o patrocínio do SEBRAE, como realização da I e II Bienais Rubem Braga – 2006 e 2008. A versão livro, desenvolvida em parceria com a equipe da Editora Cachoeiro Cult, como última etapa de seu projeto, teve sua publicação em 2013, em comemoração ao centenário de Rubem Braga.  O projeto apresenta seleção das crônicas em que Rubem, amorosamente, trata de sua cidade natal.

Também de sua autoria o livro “Manual da Bondade – eu faço a minha parte”, do ano de 2010, fruto do trabalho desenvolvido pela primeira dama do município, Auxiliadora Casteglione, em apoio às entidades filantrópicas de Cachoeiro.

Maria Elvira tem ainda artigos e textos publicados em revistas, jornais e livros de outros autores.












CURRICULUM VITAE DE MARIA ELVIRA TAVARES COSTA

Brasileira, contadora de histórias, escritora e agente cultural. Graduações: Licenciatura em Sociologia; Administração de Empresas. Especializações: Psicopedagogia; Psicodrama.

Publicações:
- Livro: “No tempo da Onça”, reconto de histórias tradicionais da Comunidade Quilombola de Vargem Alegre. Autoria. 2013.
- Livro: “Todas as Faces de Maria”. Organização. Autoria: Genildo Coelho Hautequestt Filho. 2013.
- Livro: “Olhar do Braga sobre Cachoeiro”. Idealização, seleção de crônicas. Parceria com a equipe da Editora Cachoeiro Cult, 2013.
- Opúsculos: “Bernardo Horta” e “Nelson Sylvan”, publicações do Instituto Newton Braga.
Organização. 2012, 2011.
- Manual da Bondade – história das entidades filantrópicas de Cachoeiro de Itapemirim. 2010. Autoria do texto. Trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Atividades Culturais:
- Projeto “Leitura no Embornal”, de formação de leitores – autoria e desenvolvimento. Parceria Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim – Ponto de Cultura do Folclore; Instituto Newton Braga; EMEB São Vicente (Biblioteca Comunitária de Vargem Alegre); EMEB Monte Alegre (Biblioteca Comunitária de Monte Alegre). Terceiro ano consecutivo.
- Circuito Cultural “Arte entre Povos”, realização ECLB – Espaço Cultural Luciano Bastos, Bom Jesus de Itabapoana, RJ. Edição 2013.
- Apresentações diversas.

Projetos:
- “Olhar do Braga sobre Cachoeiro”, sinalização viária. Idealização, seleção de textos e localização de placas. Co-autoria, com Genildo Coelho Hautequestt Filho. Realização Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, I Bienal Rubem Braga, 2006. Patrocínio SEBRAE.
- “Olhar do Braga sobre Cachoeiro”, cartão postal. Idealização, seleção de textos, seleção de fotos.  2007. Realização Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Patrocínio SEBRAE.
- “Coisas de Mestre” – calendário, cartões postais e exposição, 2008. Realização Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Patrocínio SEBRAE.
- “Velhas Histórias gerando Nova Vida”, projeto de contação de histórias e re-contação de vidas.
Terceira Idade. Centro de Convivencia para Idosos, Prefeitura Municipal de Marataízes, 2013. ALES – Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Escola Cidadã, 2004.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário