sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A 1a. ENFERMEIRA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA





Maria Emília Quaranta: a primeira enfermeira graduada do Hospital São Vicente de Paulo

A primeira enfermeira com diploma, que trabalhou no Hospital São Vicente de Paulo, foi Maria Emília Quaranta.

Nascida em "Sergipe do Aracaju", como gosta de assinalar, no dia 29 de fevereiro de 1932, mudou-se para Niterói (RJ), onde estudou enfermagem na Faculdade Fluminense.

Após terminar o curso, em 1956, " eu estava lotada no Hospital Antônio Pedro, em Niterói, quando recebi um pedido para vir trabalhar no Hospital São Vicente de Paulo pelo período de 6 meses. Acabei ficando 12 anos em Bom Jesus", salienta, com emoção.  

Posteriormente, Maria Emília relata que Roberto Silveira a nomeou para trabalhar na Casa das Meninas, para implantar o setor da Puericultura.
 

Maria Emília Quaranta e Ismael Borges Alvarenga no Hospital São Vicente de Paulo


 Ao retornar ao Hospital, encontrou-se com o ex-diretor do Hospital, Ismael Borges Alvarenga, que se recorda de ter ido buscar Maria Emília e Cinira Feitosa em Muriaé (MG): "Fui buscar as duas na cidade mineira por solicitação de Luizinho Teixeira, que era o presidente do Centro Popular Pró-Melhoramentos, e que comandava o Hospital".

Segundo Elvira, "Cinira Feitosa era sergipana do município de Capela e era professora de Surdos e Mudos em Niterói. Éramos amigas e ela veio passear em Bom Jesus comigo. Depois, resolveu se estabelecer aqui. Sua irmã, Vanira Feitosa, também veio para Bom Jesus, posteriormente. Recordo-me que estive no Palácio do Ingá, por intermediação de Aidé Brasil, prima do governador Badger Silveira. Na época, o governador bonjesuense criou uma escola para Surdos e Mudos, que funcionou no antigo Colégio Estadual Pereira Passos. Cinira foi aprovada no concurso e passou a lecionar na entidade. Badger me nomeou, depois, para o Posto de Saúde. Acabei retornando a Aracaju e havia 40 anos que não vinha a Bom Jesus", registra.

Maria Emília e Ismael: reconhecimento a Moacyr Valinho Xavier

 
Maria Emília reconhece a qualidade de vários diretores do Hospital, em especial Moacyr Valinho Xavier: "era um homem especial e foi um grande diretor. Na época o Hospital funcionava adequadamente e todos eram bem atendidos", assinala.


Aproveitou a oportunidade, contudo, para fazer críticas: "Não compreendo como um hospital deste tamanho não funciona como deveria. Os médicos costumam fazer as coisas sem consultar as enfermeiras, que sabem de muitas necessidades do Hospital. Deveria haver harmonia entre estes profissionais. O fato de não haver, na Galeria Histórica do Hospital, nenhuma referência às enfermeiras, revela que as mesmas nunca foram prestigiadas no Hospital São Vicente de Paulo", lamenta.

Maria Emília fez o parto de Gino Martins Borges Bastos e de sua irmã Claudia Martins Borges Bastos do Carmo
   
 Ao tomar conhecimento que o entrevistador era Gino Martins Borges Bastos, as lágrimas vieram ao rosto: "Eu fiz o seu parto e de sua irmã, Claudia!"





Maria Emília assistiu as atividades culturais no ECLB...




Maria Emília participou das atividades culturais promovidas no ECLB e do lançamento da pedra fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto, em Calheiros. " Achei tudo lindo. Me emocionei muito". Aproveita a estadia em Bom Jesus para rever os amigos e assistir aos ensaios do Grupo Musical Amantes da Arte. "As lágrimas sempre surgem quando ouço as lindas canções ", exclama.

... e se emocionou  no lançamento da pedra fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, em Calheiros


No próximo dia 21, Maria Emília retorna a Aracaju. "Quando eu cheguei na rodoviária e pisei no solo bonjesuense, chorei muito. Sempre senti muita saudade, pois sou apaixonada por esta terra. Tenho um sonho de voltar a morar em Bom Jesus", finaliza.








Nenhum comentário:

Postar um comentário