domingo, 3 de agosto de 2014

JOSÉ TEIXEIRA DA SILVEIRA, O IRMÃO DE ROBERTO E BADGER SILVEIRA

José Teixeira da Silveira foi vereador, deputado estadual, deputado federal pelo Paraná e prefeito do município de Nova Esperança
José Teixeira da Silveira, irmão de Roberto e Badger Silveira, teve destacada atuação política no estado do Paraná.
Seguem transcrições da Câmara dos Deputados e de blog do município de Nova Esperança.

Documento produzido em 13/11/2009 10:47 (SILEG -
Módulo Deputados

JOSÉ DA SILVEIRA - PTB/PR
José Teixeira da Silveira
Nascimento:
15/08/1918
Bom Jesus do Itabapoana, RJ
Profissões:
Médico, Fazendeiro e Comerciante
Filiação:
Boanerges Borges da Silveira e Maria do Carmo Teixeira
da Silveira
Legislaturas:
1959-1963
Mandatos Eletivos:
Vereador, 1935-1937, Cambuci, RJ,

Vereador, 1947-1951, Mandaguari, PR,
Prefeito, 1951-1954, Nova Esperança, PR,  
Deputado Estadual, 1955-1959, PTB;
Deputado Federal, -1963, PR, PTB.
Filiações Partidárias:
PTB
Estudos e Graus Universitários:
Colégio Rio Branco, B. Jesus Itabapoana, RJ; Faculdade
Fluminense de Medicina, 1943.
Atividades Parlamentares:
ALPR: Terceiro-Secretário da Mesa.



BLOG DE NOVA ESPERANÇA (PR)




domingo, 16 de agosto de 2009


FALECEU O PRIMEIRO PREFEITO DE NOVA ESPERANÇA

DRº. JOSÉ SILVEIRA DA TEIXEIRA







Casado com Dona Alta da Silveira, nasceu em 15 de agosto de 1918 na cidade fluminense de Bom Jesus de Itabapoana. Filho de Boanerges Borges da Silveira e Maria do Carmo Teixeira da Silveira, e tinha dois irmãos Roberto da Silveira e Badger da Silveira, ambos foram governadores do Rio de Janeiro. 

Jose Silveira da Teixeira entrou na política de Mandaguari pela mão do Drº. Elio e foi eleito vereador. Inclusive com os 18 votos que vieram da Capelinha. Por conta desses votos ficou sendo o vereador desta florescente povoação que mais tarde se transformaria em Nova Esperança.

Jose Teixeira da Silveira foi o primeiro Prefeito de Nova Esperança graças a um grande trabalho de reorganização do PTB daqui, lutou contra o Governo do Estado, contra a Companhia de Terras e contra um notável médico da época, Dr. Arthur Osório de Aguiar Pinto Junior. 


Em 1954, com apenas dois anos de mandato, Dr Jose Teixeira da Silveira resolve concorrer a deputado estadual. E, após algum tempo foi eleito o segundo deputado federal mais bem votado do Paraná perdendo apenas o senhor Jânio Quadros que tinha saído candidato a Deputado Federal pelo Paraná (dados retirados da revista O Regional).

O Dr. José Teixeira da Silveira esteve em Nova Esperança na comemoração de 50 anos de nossa cidade falando a todos os ex- prefeitos na Câmara Municipal de nossa cidade e fez um discurso emocionado como o que ele fez no dia 14 de dezembro de 1952. 

Na noite de hoje nosso blog recebe a noticia que faleceu este grande ícone da história da nossa cidade, homem que deixou um legado de luta e que ajudou a transformar pequena Capelinha na cidade de Nova Esperança. 
José Teixeira da Silveira morava nos últimos anos no estado do Rio de Janeiro onde nasceu. 

Na página da comunidade de Nova Esperança no site de relacionamentos Orkut já podemos observar palavras de carinho ao Primeiro Prefeito de Nova Esperança, leia algumas mensagens:


Sílvia
Minha gente
Foi com grande pesar que recebi a triste notícia, ao abrir minha página de recados, do falecimento do Dr. José Teixeira da Silveira, digníssimo primeiro prefeito, pioneiro e fundador da Comarca e Cidade de Nova Esperança, pessoa digna de muito respeito e admiração... pelo qual tive sempre muita simpatia, e quando criança, o enxergava como um Semi-Deus, um Super-Herói... Nova Esperança deve muito a esta grande figura pública, a este grande cidadão. 


Anselmo
DR. JOSÉ TEIXEIRA DA SILVEIRA
Coincidências à parte, justamente agora que reeditei uma sua foto em um de seus discursos, me chega a notícia (através da Sílvia), de seu falecimento.

Grande cidadão da história de Nova Esperança e que será sempre lembrado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário