domingo, 21 de setembro de 2014

SECRETÁRIO DE CULTURA DE MUTUM (MG) VISITA BOM JESUS DO ITABAPOANA





André Luiz de Oliveira, Gino Martins Borges Bastos, Secretário César Tomé e De Paula: união de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e Mutum (MG) através da cultura

O Secretário Municipal de Cultura de Mutum (MG), César Tomé, esteve em Bom Jesus do Itabapoana no dia 20 de setembro passado.

Veio acompanhar o maestro bonjesuense De Paula e o artista plástico cubano Francisco Rivero, que participaram de atividades culturais no município mutuense, por ocasião do 5o. Circuito Cultural Arte Entre Povos. Aproveitou a oportunidade e manteve contato com Gino Martins Borges Bastos, idealizador do Circuito e diretor do jornal O Norte Fluminense, e André Luiz de Oliveira.




César Tomé recebeu cesta com produtos bonjesuenses, o livro O Véu da Manhã, do poeta bonjesuense Elcio Xavier, e degustou o refrigerante Mineirinho, tradicional no estado do Rio de Janeiro



Mutum foi o último município a participar do 5o. Circuito Cultural Arte Entre Povos. O evento teve início no dia 7 de agosto, no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), em Bom Jesus do Itabapoana e prosseguiu por 13 municípios de 4 estados: Laje do Muriaé (RJ), Varre-Sai (RJ), Guaçuí (ES), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Porto Alegre (RS), Gravataí (RS), Santo Antônio da Patrulha (RS), Pedra Dourada (MG), Conceição de Ipanema (MG), Sacramento/Manhuaçu (MG) e Mutum (MG).

Secretário César Tomé visitou o ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), onde funcionou o antigo Colégio Rio Branco de 1920 a 2010

César Tomé visitou as dependências do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), mantido pelos filhos do educador nascido em Carangola (MG) e criado, desde cedo, em Bom Jesus do Itabapoana.

Aproveitou a oportunidade para informar que um membro da família portuguesa Teixeira de Siqueira, que fixou-se em Bom Jesus do Itabapoana, após um período em Rio Pomba (MG), acabou se estabelecendo em Mutum. "Modesto Teixeira de Siqueira chegou em Mutum no ano de 1882 e seus descendentes têm vida ativa na sociedade mutuense", assinalou.

Telefone do Colégio Rio Branco e, ao fundo, foto de Luciano Bastos

Completou o secretário: "A família Teixeira de Siqueira trouxe para Mutum a Cavalhada e, em 1917, a 'Charola', que será registrada como patrimônio imaterial de Mutum. É a primeira vez que um bem será registrado em nosso município. Ano que vem registraremos mais 5 bens imateriais. Estamos resgatando o Rancho, as Bandas de Música e toda a preciosa cultura de nosso município".


Museu da Imprensa do ECLB conta, em seu acervo, com os primeiros jornais do município, a partir de 1906

"Além disso, outra coisa une Mutum a Bom Jesus do Itabapoana: há muitos anos atrás, tocadores de gado de nosso município levavam animais para Campos dos Goytacazes, e passavam por Bom Jesus. A viagem levava cerca de 22 dias para ir e voltar", completa.



A máquina francesa Alauzet, do século XIX, do ECLB, que imprimiu, por décadas, o jornal O Norte Fluminense

César Tomé é movido pela paixão por cultura, e consiste em caso raro de pessoa vocacionada que é nomeada para a área. Isso se deve ao prefeito João Batista Marçal, que é artesão, e que "possui grande sensibilidade cultural e me dá autonomia para agir", assinala. 



A Igreja Matriz, que foi inaugurada em 1880 e reformada em 1930

Por telefone, o alcaide registrou: "Entendo que a cultura deveria estar inserida no rol dos direitos humanos. Cultura é vida"


André Luiz de Oliveira, Secretário César Tomé e De Paula na "Barraca do Líbano", na Feira da Providência, em Bom Jesus do Itabapoana

Diferentemente da maioria dos municípios, que entende cultura, basicamente, como o pagamento de vultosas quantias a cantores, Mutum dá uma lição ao país de amor ao seu povo.




Secretário César Tomé e a  "Barraca de Minas Gerais", em Bom Jesus do Itabapoana



Circuito Cultural e a união entre povos

Um comentário:

  1. "Perco as palavras. Pura emoção!
    Uma história incrível, praticamente inédita, me deixa estática por um tempo e a pensar: se pelo menos 1% dos prefeitos tivesse essa sensibilidade de colocar na Secretaria de Cultura pessoas assim como o César, teríamos uma cultura bem mais apurada e uma população mais preparada". Maria Beatriz, do Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ), por e-mail.

    ResponderExcluir