segunda-feira, 1 de setembro de 2014



SÍNTESE DA HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS VERDAN-SUHETT (final)


                                                                                 Francisco Verdan  Corrêa Neto



Na década de 1860, em Cantagalo, houve 4 casamentos entre Verdan e Suhett, tornando as familias uma só, unidas pelos casamentos. Claudio Suhett com Luiza Maria Verdan, Pedro Suhett com Mathilde Maria Verdan, João Narciso Verdan com Rosa Francisca Suhett, Maria Balma Suhett com o primo Antônio Verdan Suhett. Em alguns ramos houve até 3 gerações de Verdan e Suhett. Ainda há 3 pessoas assinando VERDAN SUETE em Colatina (ES). A sobrevivência ao sobrenome VERDAN ou SUHETT dependeu de quem era o marido em tais casamentos. E de lá até hoje já identificamos uns 30 casamentos dentro do grupo.


Uma década depois, os Verdan Suhett já estão no noroeste fluminense (Monte Verde, São Fidélis, São João do Paraíso, São José de Ubá, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e sul do Espírito Santo, acompanhando a marcha do café). Hoje foram localizados de Santa Catarina ao Nordeste, daqui a Rondônia, passando por todo ES. Grande Rio, Grande São Paulo, Grande Vitória, todo o Paraná, Grande Belo Horizonte, Brasília, Goiás, etc.


Em Nova Friburgo, ainda há a fazenda Verdan nas nascentes do Rio Macaé de Cima, sediada num belo chalé (poderia ser diferente?!) à direita da confluência do gélido riacho Verdan com o Rio Macaé. É área de preservação ecológica, o rincão mais belo do Município. Zona montanhosa, clima boníssimo, belas casa de vilegiatura, a uns 20 km da cidade, acessível por estradinha de terra para quem tem automóvel ou lá for em excursão.


Vale a pena conhecer. Fazemos parte da História e da Geografia.


ATENÇÃO: - Se você já não assina VERDAN ou SUHETT, você deve requerer ao Juiz da sua Comarca, através de um advogado (pode ser pela justiça gratuita), a retificação do seu sobrenome para incluir, no fim, o nome VERDAN SUHETT ou VERDAN SUETH para que não se perca mais. Se você ainda tem Verdan ou Suhett, não precisa fazer nada, apenas se cuidar para que este nome de raiz não se perca. Precisamos ter orgulho das nossas raízes.


A retificação do nome pode ser feita em qualquer idade, mas é mais fácil no ato do casamento, no registro dos filhos ao nascerem ou dos filhos ainda menores, pois não há outros documentos a serem alterados.



Francisco  Verdan Corrêa Neto é professor e historiador


19 comentários:

  1. meu bisavô veio de Itaperuna - RJ para o espirito santo... aqui tem muito Verdan....o nome dele era JOSÉ VERDAN DA COSTA

    ResponderExcluir
  2. Olá, Francisco
    Nos conhecemos a muito tempo, quando na minha infância, meu pai José Verdam levou a mim e meu irmão num desfile na Cidade de Nova Friburgo. Como podemos retomar o contato?
    Quero receber o livro da árvore genealógica e incluir meus filhos

    ResponderExcluir
  3. Tenho Suhet no nome, meu avô era Verdan Suhet.gostaria de incluiro Vê isso seria possível?

    ResponderExcluir
  4. boa noite, sou tataraneta de maria Francisca verdan, gostaria de ter mais informações sobre ela, se alguém for parente dela tbm e puder entrar em contato desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou tetraneto de Maria Francisca Verdan, através de seu filho Braz Simplício Alves. Favor entrar em contato no sergio_marinho_jf@hotmail.com

      Excluir
  5. Bom dia, sou neta de Argentino Verdan, há muitos anos fui em um encontro da família Verdan e Sueth em um parque em Petrópolis. Gostaria de saber mais sobre meu avô. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Sou Jamil Suhet Posse..Neto de Luzia Balma Suhet.Algum conhecido?

    ResponderExcluir
  7. Sou Gigliani Quintino Suett.face: gigiverdun.antes de vc se mudar falavamos.mas agora preciso de seu contato novamente.

    ResponderExcluir
  8. Sou Maria Aparecida Perrout Suhett. Meus avós eram Claudio Verdan Suhett e Gertrudes Suhett (segundo casamento). Meu pai era Theodorico Ribeiro Suhett. Alguém tem foto dos meus avós? Gostaria muito de ver fotos deles

    ResponderExcluir
  9. Bom dia meus trisavós são joão narciso verdan e rosa francisca suhett alguem mais e neto bisneto filho queria me comunicar não tenho esse sobrenome mais sou da familia agradeço esse e o nome do meu marido silvio obrigada

    ResponderExcluir
  10. Fiquei sabendo esses dias que minha família sao os Verdan Suhett e que tambem fundou a Friburgo eu sou descendente

    ResponderExcluir
  11. Sou tetraneto de Maria Francisca Verdan (1832-1911), casada com Braz José Alves (1835-?), cujo filho Braz Simplício Alves (1863-1945) é meu trisavô. Meu contato é sergio_marinho_jf@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Eu procuro pelos ancestrais de Braz José Alves (https://www.familysearch.org/tree/person/details/K4G7-PPC), nascido em 1835 em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

      Ele era casado com Maria Francisca Verdam (https://www.familysearch.org/tree/person/details/KG8R-YN7).

      Eu procuro apenas pela ascendência do Braz José Alves!
      Se alguém souber de algo que possa me auxiliar, ficarei muito grato em ter as informações!
      Atenciosamente,
      Sandro Costa

      Excluir
  12. Sou neto de José Ribeiro Suhett nascido em cachoeira de Macacu, criado em Alegre no ES, veio para trabalhar em Volta Redonda RJ.

    ResponderExcluir
  13. Meu zap 21 97196-8401 quero saber mais sobre meus parentes e raízes espero contato

    ResponderExcluir
  14. Ola família meu avô e minha vó eles tem suete e verdam eu queria ta participando de grupo eu acredito que tem o grupo da família desde ja vou dita o meu zp pra alguém que esta de frente me ligar tenho intereço de conhecer essa história dos meu avô. Meu zp e esse 964754592

    ResponderExcluir
  15. Somos fortes temos origens somos Verdan Somos Suhett

    ResponderExcluir