terça-feira, 23 de dezembro de 2014

MAGISTRADO FAZ DO ECLB GUARDIÃO DE FOTO RARA DE SEPULTAMENTO DE PADRE MELLO




 Foto do magistrado dr. Luiz Alberto Nunes da Silva integrará livro sobre Padre Mello
(Foto de André Luiz de Oliveira)







Sepultamento de Padre Melo, no dia 14/08/2004. Frente da Igreja Matriz, vendo-se, entre outros: Sebastião Alfeu da Silva, Dr. Cesar Ferolla, Dr. Oliveiro Teixeira (prefeito municipal), Vitório Ferolla, Jorge Teixeira (Jorge "Sedinho") e Elias Chalhoub. (acervo do magistrado dr. Luiz Alberto Nunes da Silva entregue ao ECLB).



A foto entregue ao ECLB pelo magistrado dr. Luiz Alberto Nunes da Silva integrará o livro que será lançado pela Editora O Norte Fluminense, contendo algumas obras escritas por Padre Mello, e que constará da Coleção Literatura Bonjesuense. O livro será laçado no dia 7 de agosto de 2015, às 20 h, no auditório Dona Carmita do ECLB.

Padre Antonio Francisco de Mello, o português oriundo da Ilha de São Miguel, no Arquipélago de Açores, chegou a Bom Jesus do Itabapoana em 1899 e teve atuação decisiva no desenvolvimento cultural do nosso município.

Engenheiro, foi responsável pela construção das duas torres da Igreja Matriz, considerada uma das mais belas do interior do país. 


Torre direita da Igreja foi construída por Padre Mello


Padre Mello foi também o responsável pela regularização dos registros de imóveis no município, obtendo êxito após tentativas infrutíferas por parte de outros agentes.


Padre Mello regularizou os registros de imóveis no município. (Manuscrito de Padre Mello doado ao ECLB por Edino Apolinário)



Além disso, foi escritor, poeta e redator do jornal "Meu Campinho". Por quase 50 anos, forjou as bases de sólida cultura entre nós. Faleceu no dia 13 de agosto de 1947, início da festa do município que tanto amava, a Festa de Agosto.

Luciano Bastos, fundador da Editora O NORTE FLUMINENSE, possuía uma pasta com informações e documentos importantes sobre Padre Mello, assim como de outras personalidades, como Osório Carneiro e Octacilio de Aquino, que devem ser, também, objeto de futura publicação de livro. Com a doação de outros documentos, foi possível a deliberação pela publicação de uma obra contendo algumas obras do pároco bonjesuense.


OBRAS DE PADRE MELLO



 O poema "Victoria do Genio" de 1922, que constará da publicação, foi doado ao ECLB por dona Maria Aparecida Dutra, neta do primeiro prefeito de Bom Jesus do Itabapoana: Pedro Gonçalves da Silva.


"Victoria do Genio", de 1922, foi doada ao ECLB por Maria Aparecida Dutra

  A obra "Os Cavallos de Zebinho", por sua vez, foi doada pelo monarca dos poetas bonjesuenses, Elcio Xavier.


Os Cavallos de Zebinho, de 1926, foi doado ao ECLB pelo poeta Elcio Xavier
 
O poema "O Padre", de 1932, e "Somos todos operários", de 1945, pertenciam ao acervo de Luciano Bastos.


"O Padre", de 1932, pertencia ao acervo de Luciano Bastos



"Somos todos operários", de 1945,  outra obra do acervo de Luciano Bastos



Constarão do livro, ainda, outras poesias esparsas de Padre Mello. O Colégio Rio Branco, através de seu diretor, Luciano Bastos, editou, em 1997, livreto, por ocasião do 50o. aniversário do pároco.



O Colégio Rio Branco, por seu diretor Luciano Bastos, homenageou a memória de Padre Melo, com um livreto, em 1997, ocasião do cinquentenário do seu falecimento




Deve-se registrar, ainda, que graças à pesquisa de Antonio Soares Borges e Ney Deluiz, obtivemos dados sobre o nascimento de Padre Mello em Portugal.

Certidão de Nascimento de Padre Mello: crédito a Antonio Soares Borges e Ney Deluiz


Esta obra, a ser lançada pela Editora O NORTE FLUMINENSE, suprirá uma lacuna em nossa área literária, permitindo que os bonjesuenses tenham acesso, de modo mais sistêmico, à grandeza literária de um dos grandes escritores universais que fincou raízes em nosso solo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário