segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O CENTRO DO CAMPO E OS "BRUCUTUS"



Faustino Ruiz
                                                                                    

Os meios defensivos, apelidados de "Brucutus" parecem fadados a desaparecer, ao menos nas melhores equipes. No futebol atual, nas grandes equipes, é notória a preocupação de agrupar jogadores talentosos no meio de campo, ao invés de especialistas apenas na parte defensiva. assim dominando o setor mais importante com posse maior de bola, resultando também numa boa ação defensiva, concluindo ser mais fácil conseguir marcação com elementos talentosos, que extrair criatividade de aqueles menos habilidosos.

Esta forma de jogar adotada por Pep Guardiola, a seleção espanhola, e hoje praticada por diversas equipes, embora pareça novidade, já se jogava assim a partir da Seleção Brasileira de 1970, posteriormente pela Seleção de 1982, Flamengo da década de 80, até a seleção da Holanda, em 1974, a verdadeira inovadora desta forma de jogo.

O aprimoramento do preparo físico permitiu que os atacantes começassem a marcação no campo do adversário, acabando com o critério dos atacantes atuarem apenas de forma ofensiva.

Desta forma, o jogo ganhou em intensidade, atacantes defendendo, laterais subindo frequentemente ao ataque, meias se incorporando as laterais, centrais buscando o gol nas faltas perto da área, e nos escanteios.

Concluindo, todos atacam e todos defendem, de forma que o futebol cada dia se aproxima mais da forma de jogar do basquetebol. 


Faustino Ruiz é espanhol radicado em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), pai de Tino Marcos, o consagrado repórter esportivo da TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário