domingo, 14 de dezembro de 2014

ONÇA DE BOM JESUS APAVORA MORADORES DE VARRE-SAI (RJ)









Jaimar Gouveia de Medeiros




Uma onça parda, conhecida como sussuarana, que estava sendo criada  em cativeiro por um proprietário de Bom Jesus do Itabapoana, teria sido solta por este na mata  existente entre Bom Jesus do Querendo, distrito de Natividade (RJ), e o Morro da Ventania, localizado em Varre-Sai (RJ).

Segundo informações de moradores, este proprietário, se sentindo pressionado pelo IBAMA, teria levado o animal em uma caminhonete, soltando-o na mata.





Onça teria sido vista próximo à Fazenda Paciência, de propriedade de Jaimar Gouveia de Medeiros
 


É a historia que  Jaimar Gouveia de Medeiros, proprietário  da Fazenda Paciência,  em Varre-Sai (RJ), ouviu de moradores  da região. Sua propriedade é próxima à região conhecida como Sossego, onde a onça teria sido vista pelos proprietários, em galho de uma árvore de embaúba. Referidos proprietários se deslocaram para o local objetivando verificarem o que causava alvoroço nos cachorros. A onça  teria conseguido fugir logo em seguida.



Conta Jaimar que "há cerca de duas semanas, trabalhadores rurais teriam encontrado na região os restos de um cachorro que teria sido morto e comido pelo felino. Semana passada, uma novilha teria sido localizada sangrando e mancando, na região de Correnteza, localizada na serra que alcança o distrito de Bom Jesus do Querendo, em Natividade, apresentando marca de garras no corpo, indicando que a onça atacou-a. Pegadas do animal teriam sido constatadas por moradores".


Além disso, "a sussuarana teria sido vista por  um lavrador de Varre-Sai que contou que, ao subir  a serra do Querendo, pela manhã, observou um vulto mais adiante, a cerca de 200m. Neste momento, alguns cães teriam se aproximado. O lavrador, ao compreender que se tratava da onça, pôs-se a correr, ao mesmo tempo que o animal teria avançado sobre os cães. Não  se teve noticia sobre o desfecho do episódio".

Onça é tema constante na região


Segundo Jaimar, os moradores da região estão apreensivos e aguardando a ação das autoridades para a captura do animal, "antes que algo pior venha a acontecer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário