sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

RECITAL DE ENTUSIASMO NO FIM DE ANO







Se, originalmente, a palavra entusiasmo significou inspiração pela presença de Deus, pode-se dizer que este significado restou recomposto no "Recital de Fim de Ano" realizado na noite do último dia 10 de dezembro, no lotado Auditório Dona Carmita, do ECLB. 

O evento foi organizado por um dos mais talentosos músicos bonjesuenses, o jovem Thadeu Almeida, bacharel em piano pela Escola de Música da  Universidade Federal do Rio de Janeiro, classe da Profa. Tamara Ujakova.





Significativo, ainda, que entre os jovens artistas que se apresentaram no ECLB (antigo Colégio Rio Branco), estavam alunos da Escola Municipal Olívio Bastos, nome do ex-diretor do Colégio Rio Branco, pai de Luciano Bastos, igualmente diretor do educandário.

A Escola está situada no Bairro Prefeito Jorge Assis de Oliveira, conhecido como Asa Branca.














Cecília Rezende Figueiredo Boniolo, diretora da Escola Municipal Olívio Bastos e os alunos artistas do educandário

Os alunos de Thadeu Almeida são oriundos do Curso de Livre de Música da Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e Imaculado Coração de Maria, no qual são oferecidas aulas de piano, teclado e violino.

O  PADEC  (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios), da Secretaria Estadual da Cultura, por outro lado, viabiliza as aulas de violino de Thadeu Almeida a alunos da Escola Municipal Olívio Bastos.

A Secretaria Estadual, que conta com o apoio do Ministério da Cultura,  repassa recursos, há cerca de três anos, para a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, dentro do projeto "Violinos na Asa Branca". Com a verba repassada, foi possível a aquisição de nove violinos que são de uso exclusivo de cada aluno.





















Helena Borges declamou poesia de Ferreira Gullar






O Coral Paradiso, do Colégio Maria da Conceição Baptista de Oliveira, finalizou a apresentação, de modo apoteótico, com a música "Preferisco il paradiso" (Prefiro o Paraíso), composta pelo Pe. Marcos Frisina, diretor do coro e orquestra do Vaticano, e letra de São Felipe Nery.



Coral Paradiso, do Colégio Maria da Conceição Baptista de Oliveira


Segundo leitura de um dos jovens artistas,

"Filipe Néri, em sua juventude, sonhou ser missionário na longínqua Índia. Mas logo descobriu que a sua Índia estava nas ruas e becos da cidade de Roma, onde iniciou sua missão com crianças de rua.
Sua alegria e simplicidade, quase infantis, contagiavam as crianças e também os adultos, motivando-os para o bem com o lema "sejam bons se puderem" e ensinando-os através do canto, da dança e do trabalho a "preferir o paraíso", e a se tornarem pessoas responsáveis em tudo.

Um dia lhe perguntaram se ele desejaria ser nomeado cardeal. Sua resposta foi imediata: "Prefiro o Paraíso".

O público saiu do Recital com a alma em êxtase e com a certeza de que, a despeito das poderosas forças que atuam em nossa sociedade contra a vida, esta viceja fortemente nos corações que caminham com os pés no chão e os olhos voltados para os sonhos. 







Público cantou "Parabéns" pélo aniversário de ordenação sacerdotal de Padre Ivoli Fernando Latrônico, pároco da Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria.
Amílcar Gonçalves, o "Mão de Ouro", prestigiou o evento, juntamente com o jornalista, locutor e blogueiro Jailton da Penha (D)












Thadeu Almeida, um dos nossos mais talentosos artistas: competência e amor à música



PROGRAMAÇÃO





























Nenhum comentário:

Postar um comentário