sábado, 3 de janeiro de 2015


OS PRIMEIROS VEREADORES DE BOM JESUS DO ITABAPOANA


Em 24 de novembro de 1890, o Governador Francisco Portela assinou o  Decreto no. 150,  criando o município de Itabapoana.

A instalação do município ocorreu no dia 25 de dezembro de 1890, tendo como sede da prefeitura o prédio onde está situado atualmente o Big Hotel.


Segundo o livro "De Município a Distrito", de Luciano Augusto Bastos, publicado pela Editora O Norte Fluminense, em 2008, pela Coleção Histórias de Bom Jesus,  "o Conselho de Intendência funcionava como a Câmara Municipal de nossos dias e o seu presidente tinha as características do atual Prefeito Municipal" (pág. 19).

Pode-se dizer, portanto, que os primeiros vereadores de Bom Jesus do Itabapoana, por ocasião de sua primeira emancipação, foram os  intendentes  Pedro Gonçalves da Silva Jr, presidente, Capitão Francisco Teixeira de Siqueira Sobrinho, Manoel Antonio de Azevedo Mattos, Luiz Vieira de Rezende e Joaquim Teixeira de Siqueira Reis, que integraram o Conselho de Intendência. 

A primeira emancipação durou até o dia 8 de maio de 1892.

Por ocasião da segunda emancipação, contudo, ocorrida no dia 1o. de janeiro de 1939, os primeiros vereadores só foram eleitos  em 1946, para um mandato  entre 1947 e 1950. Foram eles:
Antonio Tinoco de Oliveira, presidente, Abílio Sá Viana, Agostinho Boechat, Carlos Marques Brambila, Christovão Padilha Campos, Dr. Dirceu Cabral Henrique, Esio Martins Bastos, Guathier Pontes de Figueiredo, Dr. José Vieira Seródio, Dr. José Duarte Vieira, João Gomes de Figueiredo, Mario Nunes da Silva e Tito Nunes da Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário