quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ELEITA DIREÇÃO DO CENTRO POPULAR PRÓ-MELHORAMENTOS DE BOM JESUS



Daniel de Oliveira, dr. Davson de Oliveira Ney, Dulce Helena Fiaux Brandão, dr. José Antônio Rangel, André Luiz de Oliveira, Antônio Gualhano, João Carlos de Souza Benedito, Jussara Gomes de Souza, Ivana dos Santos Gomes e Antônio Soares Borges




No dia 11 de fevereiro passado, foi eleita a nova diretoria do Centro Popular Pró-Melhoramentos de Bom Jesus, assim como os membros do Conselho Fiscal.

Por exigência legal e disposição estatutária, o Conselho Deliberativo é composto de 15 (quinze) conselheiros titulares. Na reunião, compareceram 11 (onze) de seus membros, o que corresponde ao quórum de 73,50 % (setenta e três e meio por cento). Houve a inscrição de chapa única, que foi eleita por aclamação, para um mandato de dois anos, até 2016. Deliberou-se, ainda, que a diretoria do Centro Popular, mantenedora de suas entidades, acumulará, de início, as funções administrativa e financeira. A diretoria ficou assim constituída:

Presidenta
Ivana dos Santos Gomes

Vice-Presidente
Antônio Soares Borges

Primeira Secretária
Jussara Gomes de Souza
 
Segundo Secretário
Bruno Rogério Magalhães Monteiro

Primeiro Tesoureiro
Geraldo Brambila de Souza

Segundo Tesoureiro
José Antonio de Almeida Rangel
 
Consultor Jurídico
Dulce Helena Fiaux Brandão
 

CONSELHO FISCAL

José Luiz Simões de Oliveira
Fabrício Cadei Mendes
José Aurélio de Oliveira
Itamar Rangel de Souza
Adelson Alberoni

  


DISCURSO DE POSSE DE IVANA DOS SANTOS GOMES


Conselheiros, Autoridades, Comunidade, funcionários, amigos aqui presentes,

Boa noite a todos,

Sinto-me profundamente honrada com a missão que me foi atribuída pelo presidente do Conselho Deliberativo Sr. João Carlos Benedito e demais Conselheiros.

Na carreira de um docente, de gestor público, não poderia haver nada mais desafiador. Trata-se de um momento ímpar em minha vida, uma oportunidade de servir ao meu Município, ao povo bonjesuense, em especial à imensa parcela da população que depende do SUS para garantir a proteção, a prevenção, o tratamento e a reabilitação da sua saúde.

Mas, sinceramente, o que mobiliza os meus mais profundos sentimentos nesse momento tão especial, o que me agita e instiga, é a oportunidade a mim conferida de dar continuidade a tudo que vem sendo construído nestes dois anos. Penso nesse instante em tudo aquilo que poderemos fazer, contando com o apoio de todos, em defesa daqueles que buscam o atendimento de saúde hospitalar e em defesa da vida.

Muito do que sou e das escolhas que fiz ao longo da vida devo à origem simples da minha família e a sólida formação que recebi dos meus pais.

Como Professora e gestora, sou fruto da formação e experiências que vivi.

Sou produto ainda dos meus alunos, colegas professores de longas jornadas, dos companheiros que estiveram ao meu lado n as mais diferentes experiências de gestão que vivi ao longo de 30 anos.


Sou agitada, inquieta, idealista, adoro desafios. Sou, sobretudo, alguém que acredita que se pode mudar e fazer diferente. Manteremos tudo aquilo que vem sendo conduzido brilhantemente pela equipe do Hospital, mas temos o desafio de aprimorar e ampliar ainda mais os processos em curso, de inovar onde for preciso, de ir além.

Aprendi, que não se pode perder, jamais, a capacidade de se indignar com a dor e o sofrimento de cada cidadão, de ceder à injustiça. Sei que às vezes não é possível mudar, mas jamais deixarei de tentar fazê-lo.

Nesta convivência com a Saúde Hospitalar, passei a compreender que a ciência, a técnica, a gestão e a política são indissociáveis na produção de uma sociedade melhor, esse é o grande desafio, encontrar um caminho onde os interesses de cada área sejam atendidos.

A minha trajetória profissional, professor e gestor público, sempre esteve fortemente relacionada com a construção da política pública de educação, nunca me imaginei numa gestão hospitalar, desvendando convênios, implementando o SUS.

O que me move para enfrentar os problemas existentes no Hospital São Vicente de Paulo, não é a simples glória de apresentar indicadores mais satisfatórios. O que me move a enfrentar os desafios do Hospital é o desejo de lutar para oferecer condições, condições estas que são necessárias para salvar vidas. O mesmo desejo que me movimenta no sentido da organização, da ampliação de serviços, da retomada dos serviços de alta complexidade, como a abertura da UTI, da Hemodiálise, dos leitos de retaguarda, e tudo que estiver ao nosso alcance e o que não estiver vamos lutar, vamos buscar para conseguir.

Teremos, entretanto, muitos desafios inerentes à administração hospitalar, à justiça do trabalho, à Receita federal e outros órgãos participantes do contexto do Hospital, até conseguirmos solucionar todos os problemas existentes.

Destaco a criação do Comitê Gestor, a participação da Consultoria Mgest, dos Administradores Carlos José e Luciana Moulin. Com esta equipe, medidas estão sendo analisadas, direcionadas, acompanhadas e executadas de forma mais técnica, ousada e corajosa. Com forte participação de vários representantes do corpo clínico.

Podemos e precisamos avançar ainda mais. A transição que vivemos, entretanto, nos apontam a necessidade de enfrentar com a mesma determinação desafios que não podem ser adiados e que precisam ser reforçados.

Equilíbrio financeiro, qualidade no atendimento, abertura de novos serviços, são questões que merecerão nesta gestão, absoluta prioridade. Tratam-se, entretanto, todas, sem exceção, de ações que precisam ser realizadas, sempre, de forma articulada com as políticas públicas, com as demais esferas de governo e com a sociedade civil organizada para que tenhamos sucesso.

Temos que ousar, construir novos formatos e repensar a dinâmica do hospital de forma que garanta a qualidade e a entrega do que foi contratualizado pelo poder público, de forma transparente.

Como disse, o desafio é dar continuidade às ações iniciadas até agora com aprimoramento e inovação. Por isso, precisamos aprofundar a modernização gerencial, agilizar e simplificar processos de trabalho na administração, rever sua estrutura, evitar o retrabalho, simplificar o diálogo com as demais esferas de governo e descentralizar algumas decisões, dar mais transparência, ampliar os mecanismos de gestão participativa e poder, assim, planejar e gerir de forma eficiente e eficaz, a política hospitalar para os próximos anos.

Queremos desde já explicitar que não abriremos mão dos valores, princípios e ideais que forjaram o que somos, como pensamos a vida, como nos conduzimos na vida pública, aquilo que nos indigna e que nos mobiliza sempre. Vivemos intensamente esse processo ao longo da vida e, especialmente, ao longo dos últimos dois anos.

Conclamamos o Secretário Estadual e Municipal para discutirmos, em particular, a política de assistência hospitalar filantrópica do São Vicente, principalmente os aspectos relacionados a partilha de responsabilidades. Temos que nos mobilizar e juntos fazer a devida análise de custo-efetividade. Vamos buscar e lutar, Hospital, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado e Município, para reverter essa situação.

Precisamos, avançar em um dos mais complexos desafios para a consolidação administrativa do Hospital, o estabelecimento de carreiras para os trabalhadores. Temos que encontrar caminhos para implantação de uma carreira para os profissionais desse Hospital, e temos a convicção de que o êxito só será alcançado nessa empreitada com o equilíbrio financeiro e a participação efetiva dos representantes das classes e Diretoria.

Queremos aqui render honras aos Profissionais que trabalham Hospital. O atendimento carinhoso, respeitoso, cuidadoso e técnico do Hospital, não existiria sem vocês. Assim, continuaremos uma relação franca e aberta, uma parceria de verdade. Para isso queremos aperfeiçoar e valorizar ainda mais os canais de diálogo com todas categorias profissionais que constroem o Hospital São Vicente. De nossa parte, da parte da Diretoria, ratificamos esse compromisso de diálogo frequente, buscando ajustar as necessidades e construir conjuntamente com as entidades representativas, as respostas efetivas.

Queremos agradecer e fazer uma saudação especial a todos os bonjesuenses que participaram indiretamente e diretamente dessa grande luta, com suas críticas, elogios, reclamações, sugestões, doações e orações.

Queremos aqui dizer a vocês que tem o meu compromisso, o compromisso da nossa equipe, de buscar, para além do peso administrativo do cotidiano, aumentar cada vez mais nossa escuta e nosso acolhimento, reconhecendo as diferenças e nossas limitações.

Por fim, faço um convite. Na verdade uma convocação para que cada um de vocês, onde estiver, seja parte deste imenso, apaixonante e necessário movimento de reconstrução de um HOSPITAL comprometido com a defesa da vida! Estaremos juntos! Esse é o compromisso da Diretoria do Centro Popular! Este é o meu compromisso!!!"

Bom Jesus, RJ, 11 de fevereiro de 2015.

Ivana dos Santos Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário