sábado, 28 de fevereiro de 2015

Na Estreia do Filme “Lampião, o Rei do Cangaço”




Ana Maria Silveira




Em 1964, nossa querida Vanja Orico levou para o Cine São Bento, em Niterói, a primeira apresentação do filme “Lampião, o Rei do Cangaço”.

Este filme destaca a figura de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Dirigido por Carlos Coimbra é o primeiro de um ciclo de filmes sobre o fenômeno do cangaço no Nordeste brasileiro.

O cinema estava lotado. Como convidados especiais ela teve Renée e Badger Silveira, que se sentiram muito honrados pelo convite.

Vanja, ao sentar-se para a sessão, dispôs Badger ao seu lado esquerdo e Renée ao direito.

 Durante o filme, segurou as mãos de ambos, carinhosamente, sobre seu colo. A aventura cinematográfica foi se desenrolando com momentos de muita ação. E foi durante um terrível tiroteio entre cangaceiros e policiais, cercados por um barulho estrondoso no meio da caatinga que Badger escutou o inconfundível, o arrastado ronco de Renée. Aflito, quis cutucá-la por trás do encosto da cadeira de Vanja, mas esta segurava sua mão firmemente, de modo que não conseguia se soltar. Vexado, já desatento ao filme, ficou pensando em uma maneira de acordá-la. Arriscou olhar por trás da cabeça da anfitriã e constatou o pior: Renée não só roncava como estava com a cabeça totalmente caída nos ombros da atriz.

Um tempo depois Badger percebeu a mão de Vanja vagarosamente soltando a sua e aproveitou para tentar acordar Renéezinha.

Disfarçando mais que possível, levantou o braço com cuidado, virou a cabeça para o lado da esposa quando percebeu que Vanja também dormia, também roncava e que estava totalmente caída sobre a cabeça de Renée. Ainda ouviu um dos atores sentados na fileira de trás murmurar: “não se preocupe, governador, a Vanja também está dormindo...”

Quando a sessão terminou Badger cochichou nos ouvidos das duas: “-Mas que papelão miserável vocês fizeram!”

 Todos riram muito e essa história sempre foi relembrada lá em casa.

Vanja foi uma das primeiras pessoas a nos demonstrar solidariedade por ocasião do golpe militar. Era uma guerreira! Seu sorriso cativou a todos. Deixou-nos em 28 de janeiro último com muita saudade e a lembrança do seu espírito solidário, da sua alegria, do seu grande empenho em divulgar pelo mundo a cultura do povo brasileiro.

21/02/2015

Ana Maria Silveira é filha do ex-governador Badger Silveira

2 comentários:



  1. Maria Cristina Saad Gomes

    Adicionar aos contatos

    19:56





    "Amo a coluna da Ana Maria !!! Como escreve bem , minha gente! Peço-lhes a gentileza de enviarem o número da AGÊNCIA E CONTA no BANCO para eu efetuar a renovação da minha assinatura do meu O NORTE FLUMINENSE !!! Gosto de fazer meus pagamentos com bastante antecedência!!! E mais uma vez aproveito para lhes dizer que estou lendo detalhadamente, letra por letra o meu jornal tão querido!
    Atenciosamente,
    Maria Cristina Saad Gomes

    ResponderExcluir