terça-feira, 10 de março de 2015

99 ANOS DE BADGER SILVEIRA




Povo de Bom Jesus e autoridades recepcionaram o bonjesuense eleito governador


Hoje, dia 10 de março, o ex-governador Badger Silveira, bonjesuense nascido em 10 de março de 1916, completaria 99 anos de idade.

Badger foi eleito governador do Estado do Rio de Janeiro em 1962, prometendo dar continuidade ao trabalho do irmão, o governador Roberto Silveira, glória de Bom Jesus do Itabapoana, morto em atentado em 28 de fevereiro de 1961.



Casou-se com Renés Ferraiolo, com quem teve os filhos José Roberto, Ana Maria, Maria Luiza e José Luís (gêmeos), Maria Cristina, Badger, José Fernando e Maria Tereza.


Badger Silveira, Renés Ferraiolo Silveira e os filhos José Roberto, Ana Maria, Maria Luiza e José Luis (gêmeos), Maria Cristina, Badger, José Fernando e Maria Tereza. Foto de 1962. Acervo de Ana Maria Silveira



Participou, juntamente com Roberto Silveira, pela campanha nacional em favor da criação da Petrobras. Foi delegado de polícia, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, vereador em Resende, Secretário de Estado.







Badger realizava profícua administração no estado e estava cumprindo todas as promessas de campanha, inclusive a da realização do sonho de Roberto Silveira: a construção de uma grande Usina em Rosal, seguida de um pólo industrial, com o apoio do presidente da República João Goulart. 



Badger Silveira, aclamado por multidão



No dia 2 de maio de 1964, após o golpe militar, sofreu o impeachment por parte da Assembleia Legislativa que, com base no Ato Institucional nº 1 emitido pelos militares, cassou seus direitos políticos  por 10 anos.




Anistiado em 1979, faleceu no dia 9 de maio de 1999, sendo sepultado em Niterói.

Badger Silveira, com seu exemplo de vida e de luta, é fonte de inspiração para todos os que sonham com um mundo diferente.



Badger Silveira

BADGER SILVEIRA VIVE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário