terça-feira, 10 de março de 2015

Distrito mineiro de Sacramento se destaca na educação



Elizete Maria da Silva, a nova diretora da Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento



O distrito de São Sebastião de Sacramento, do município de Manhuaçu, foi criado em 21 de outubro de 1878, mas foi a partir de 1842 que passou a ser habitado, a partir da chegada de combatentes revoltosos da Revolução Liberal, derrotados por Duque de Caxias.


Sacramento tem, portanto, em suas origens, pessoas cultas e idealistas. Esta tradição se mantém ao longo dos anos, com vários membros da comunidade se projetando no estado e no país. 

A Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento, por exemplo, foi fundada em 1907 e sempre se destacou pelo compromisso com a comunidade.
Em 2002, recebeu o prêmio RENAGESTE, obtendo o 1º lugar dentro da região da Superintendência Regional de Ensino Manhuaçu, que abrange 18 municípios e mais de 70 escolas.
Em 2007, a festa do centenário foi momento ímpar para essa instituição.
A nova diretora da escola,
Elizete Maria da Silva, 44 anos, natural de Sacramento/ Manhuaçu, acaba de assumir suas funções com o compromisso de dar continuidade à trajetória de êxito da instituição, e de coordenar um projeto de desenvolvimento da comunidade, para enfrentar os novos desafios da era moderna. 
Pedagoga atuando como Especialista da Educação básica e regente de turma nos iniciais, cursou o ensino fundamental na escola onde agora exerce a direção. O ensino médio e o magistério foram cursados na Escola Estadual Dr. Eloy Werner, em Realeza. Posteriormente, formou-se em Pedagogia pela FAFILE (Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Carangola), com especialização em matérias pedagógicas e supervisão escolar. É pós-graduada em Psicopedagogia na FAFIC (Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Caratinga), tendo cursado, ainda, a pós-graduação em Gestão e Docência no Ensino Superior pela PUC Minas, em Belo Horizonte.
A posse da nova diretora
A nova diretora faz um relato exclusivo para O NORTE FLUMINENSE.

"Nos últimos anos, vários alunos da escola têm alcançado aprovação em Universidades Federais, em especial  na Universidade Federal de Viçosa, que é a mais próxima, além da Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Minas Gerais e aUniversidade Federal de Ouro Preto.

Neste ano, 4 alunos do 9º ano da escola no passaram na prova de seleção, para cursar o Ensino Médio no Instituto Federal de Ouro Preto.
Vários alunos seguem carreira acadêmica, cursando mestrado e doutorado, mas sempre retornando, visitando a escola e revendo alguns professores.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem sido um ponto forte no trabalho pedagógico. Vários alunos já foram premiados com menção honrosa, além da medalha de bronze e prata. Os pais se envolvem e os alunos aprovados para a segunda fase se dedicam mesmo.
Uma aluna, por exemplo, foi selecionada por dois anos consecutivos para participar de um curso de
uma semana que acontece a nível nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Neste ano, foi aprovada em matemática na UFV e selecionada para receber uma bolsa para se dedicar aos estudos. Deve-se assinalar que somente 50 alunos se destacaram na OBMEP, aprovados em Matemática e selecionados em todo país. Motivo de muita alegria para todos da comunidade de Sacramento. 
Quando a escola solicita  a ajuda da comunidade, tem sempre uma resposta positiva. Já foi construído um muro em torno de toda a escola com a colaboração dos pais e, em outro momento, foi necessária a construção de um salão, com urgência. A campanha foi lançada e o salão construído dentro do período solicitado.
A escola enfrenta os mesmos problemas de todas as escolas contemporâneas. Algumas salas superlotadas, alguns alunos indisciplinados, falta e acompanhamento de alguns pais e um sistema irresponsável que deixa os profissionais da educação totalmente inseguros em relação ao seu futuro profissional, como é o caso dos ex- efetivados, que ainda não sabem se serão  demitidos ou não no dia 1º de abril.
Enfim, novo desafio!"
 
 
 
 
                  





 





Nenhum comentário:

Postar um comentário