domingo, 8 de março de 2015

Lira brilha e conquista o 1º lugar no Rio de Janeiro


 Sociedade Musical  Lira de Laje do Muriaé fez apresentação brilhante, no tradicional Teatro João Caetano (foto: Venina Freitas)


Segundo informa Maria Beatriz, diretora do CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), de Laje do Muriaé (RJ), repercutindo notícia da lajense Venina Freitas, representante do CCMB, no Rio de Janeiro, a  Sociedade Musical Lira da Esperança de Laje do Muriaé (RJ) brilhou e alcançou o 1º lugar na categoria Melhor Banda  na Categoria de Pequeno e Porte Médio do Estado do Rio de Janeiro, dentro do projeto Banda Larga, que ocorreu em sua 5ª edição, promovido pela Secretaria de Cultura em parceria com a FUNARJ.

Segundo o site do governo do estado, "o Projeto tem como meta incrementar a formação de instrumentistas e mestres das bandas de músicas fluminenses, oferecendo cursos intensivos e gratuitos de atualização musical e de manutenção e reparo de instrumentos. Assim, preserva esse verdadeiro patrimônio imaterial do estado" ( http://www.cultura.rj.gov.br/apresentacao-projeto/banda-larga )

As oficinas ocorreram na Escola de Música Villa-Lobos, entre os dias 3 e 7 de março, permitindo a participação de até 30 alunos em cada uma. A maratona de apresentação das Bandas do Estado, por sua vez, ocorreu no Teatro João Caetano, nos dias 05, 06  e 07. A grande final ocorreu no dia 08, com distribuição de R$20.000,00 em prêmios. Para a inscrição das Bandas, exigiu-se a execução de obra informada no link oficial.

Participaram do projeto, na categoria de Pequeno e Médio Porte, as seguintes bandas:

Associação Musical de Miguel Pereira (Miguel Pereira), Banda de Concerto Amantes da Música (Belford Roxo), Cia de Artes Musicais Força e Garra de São Gonçalo (São Gonçalo), Fanfaduque – Fanfarra de Duque de Caxias (Duque de Caxias), Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário (Quatis), Banda de Música FAETEC (Nilópolis), Grêmio Musical 1º de maio (Três Rios), Sociedade Musical Lira da Esperança (Laje do Muriaé) e Sociedade Musical Sete de Setembro (Miracema).


A premiação da Sociedade Musical Lira da Esperança de Laje do Muriaé (foto: Venina Freitas)
 
Ao mesmo tempo que parabenizamos o maestro Araceli Resende Silva, a presidenta Esmeralda Olivier Pinto e a  todos os membros da Sociedade Lira da Esperança de Laje do Muriaé, assim como a sociedade lajense, pelo grande êxito, segue a pergunta que não quer calar: por que a Lira Operária Bonjesuense não participou desse importante evento?

LAJENSES RECEBEM SEUS HERÓIS

Vejam como foi a recepção do povo lajense, na noite do dia 8 de março, aos heróis da Sociedade Lira da Esperança.



 













 
Agradecimento de ESMERALDA OLIVIER PINTO, maestrina, clarinetista e presidenta da Sociedade Musical Lira da Esperança:

A LIRA DA ESPERANÇA, nesta ocasião em que vibra de alegria pela vitória alcançada no Teatro João Caetano/RJ, PROJETO BANDA LARGA, da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, quando foi classificada em primeiro lugar dentre as bandas de música de sua categoria, não poderia esquecer aqueles que, de alguma forma, colaboraram para o êxito de sua apresentação.

Agradece aos organizadores, colaboradores e maestros que compõem a equipe de elaboração e execução do projeto cultural BANDA LARGA, imbuídos do propósito de recuperar e aperfeiçoar as Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro.

Agradece a todos que, reconhecendo o trabalho incansável do Maestro ARACELI DE RESENDE SILVA, seus músicos e diretores, prestaram contribuição, seja na condução que levou a Banda de Música ao Rio de Janeiro, seja na alimentação, seja no comparecimento para assistir e aplaudir este grupo de músicos de LAJE DO MURIAÉ, que, portando seus instrumentos, levaram em seus corações, principalmente, a ESPERANÇA.

LIRA DA ESPERANÇA – como seu próprio nome induz, esperança de comunicar, com sua música, o anseio de dias melhores, demonstrando capacidade de aprender, progredir, socializar.

Sobretudo, agradece ao povo de LAJE DO MURIAÉ, aos que foram recepcioná-la na chegada à cidade, demonstrando o quanto prezam o sucesso alcançado, o quanto valorizam o trabalho aqui desenvolvido.

Não há palavras que definam a emoção de ver todas aquelas pessoas aguardando para aplaudir e confraternizar, cientes de que nada é mais importante que o apoio da comunidade, testemunha discreta e principal julgadora das atividades desenvolvidas em prol de nossos jovens.

Com ânimo redobrado, a LIRA DA ESPERANÇA agradece, deixando nesta oportunidade a promessa de continuidade, esforçando-se sempre mais para alcançar seu objetivo maior: aprimoramento emocional, educacional, cultural e social da criatura humana.

ESMERALDA OLIVIER PINTO - Presidente da LIRA DA ESPERANÇA.

 
 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário