sábado, 14 de março de 2015

QUASE MEIO SÉCULO DE EXERCÍCIO DE ADVOCACIA




Sebastião Freire Rodrigues, o Patané


No final deste ano, Sebastião Freire Rodrigues, conhecido como Patané, completará 49 anos ininterruptos no exercício de advocacia e de relevantes serviços à sociedade bonjesuense.

Nascido em 23/12/1943, filho de Genaro Rodrigues e Geraldina Freire Rodrigues, Patané estudou com a professora conhecida como dona Mariquinha e cursou o Ginásio e o Técnico em Contabilidade no Colégio Rio Branco.

Com 16 anos, fundou a Federação dos Estudantes Secundaristas no município, representando o estado do Rio de Janeiro no Congresso Nacional em Pelotas (RJ). Formou-se em Direito, em 1966, pela UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói.

Foi Secretário do Aero Clube e membro do Centro Popular Pró-Melhoramentos, tendo sido secretário da entidade. Foi secretário, também, do Instituto de Menores Roberto SIlveira. Exerceu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Bom Jesus por dois mandatos, restaurando e reorganizando a entidade.

Atuou também como presidente do MOBRAL, alfabetizando cerca de 4 mil cidadãos. Foi presidente da Lira Operária de Bom Jesus, ocasião em que a Furiosa participou de um concorrido Encontro de Bandas no Rio de Janeiro.

Ex-membro efetivo do Rotary Club, exerceu o cargo de Secretário de Obras do Município, oportunidade em que estabeleceu a obrigatoriedade de fornecimento de cafés da manhã e da tarde para todos os servidores. Além disso, instituiu a folga dos funcionários no dia de seus aniversários, com entrega de uma cesta básica a cada servidor.

Foi presidente da 17ª subseção da OAB-RJ por dois mandatos e, juntamente com os advogados Dr. Eliezer Reis e Dr.Nilton Serpa Kelly, construíram a sede própria da entidade.

Exerceu a presidência da Comissão de Festa de Agosto, foi vereador e presidente da Câmara com inúmeros projetos, inclusive o destacado  "Cidadania, um direito de todos".


Promoveu a execução, no projeto "A Nova Bom Jesus", da instalação da reciclagem de lixo, assim como a instalação de 200 empresas e 1000 (mil) casas populares.

Foi Chefe de Gabinete e, posteriormente, Chefe do Controle Interno, durante o Governo do Prefeito Miguel Motta.

Como advogado, concluiu um processo de inventário em duas horas e vinte e dois minutos, processo tramitado nesta comarca no Cartório do 1º ofício, com a colaboração dos serventuários da Justiça e do Poder Judiciário.

Lançará, brevemente, em dia histórico para o município, os livros de autoria de PADRE MELLO, OCTACÍLIO DE AQUINO e ATHOS FERNANDES, obras selecionadas pelo professor bonjesuense Delton de Mattos, ocasião em que serão distribuídos gratuitamente 1.500 (mil e quinhentos) livros.  Todos os encargos das publicações e lançamentos dos livros estão sob a responsabilidade de Patané, o que revela que o espírito juvenil está, mais que nunca presente nesta personalidade que poderia sintetizar sua vida, dizendo: "vivo para servir".
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário