sexta-feira, 10 de abril de 2015

Antiquário de Guaçuí (ES) se destaca no sul capixaba

João Bosco e o balcão da tradicional Casa Simões: preservando a memória dos antigos



João Bosco Figueiredo Cogo nasceu em Muniz Freire (ES) em 15/05/1966. Filho de Ivo Cogo e Ignez Figueiredo Cogo, está há vários anos radicado em Guaçuí (ES), onde vem desenvolvendo um trabalho pioneiro na área cultural. 
Antiquário Alugarte
Criou o Museu da Saudade em maio de 2013, o Antiquário Alugarte, em outubro de 2014, e ajudou na criação do Fusca Clube Guaçuí, em dezembro passado, onde exerce o cargo de diretor de eventos.
Bosco, como é conhecido, pertence a uma família que respira cultura. "Meu avô materno, José Carlos de Figueiredo, aprendeu a tocar flauta e clarinete aos 8 anos de idade, quando vivia no distrito de Menino Jesus, em Muniz Freire. Esta clarinete está no Museu da Saudade. O bisavô dele tinha criado, na época, a Banda de Música Euterpe Figueiredo, com integrantes da família e agregados. Ele era seleiro e carcereiro, quando mudou-se para a sede do distrito, em 1934, passou a ser maestro da Lira Muniz-freirense".
  
O pai de Cogo, por sua vez, " foi uma pessoa ligada à cultura. Foi vereador e presidente do sindicato patronal, sempre com ligação com o povo. Minha mãe também foi ligada à arte, dedicando-se especialmente aos bordados". 
 
Com tanta influência cultural, não era de se estranhar que seus irmãos também desenvolvessem o amor à arte. 
Ivo César, residente em Muniz  Freire, segue o legado do avô e é diretor da Lira Munizfreirense; Carlos Antônio, o Cacá, multi-instrumentista, formou, com sua esposa Alyne, em Guaçuí, a Banda Retrô; Rita de Cássia é escritora, com livro lançado e outro por lançar, além de ser apaixonada por teatro. Gotardo, e seu filho Enzo, realizam animação em festas infantis. Domingos Sávio é dedicado ao teatro em Santa Teresa (ES).

Em relação ao Antiquário Alugarte, Bosco diz que " desde 1º de agosto de 2013, resolvi instalar uma loja de aluguel de móveis e peças para casamentos, aniversários e outras festas. Posteriormente, acoplei o antiquário à loja de aluguel. Fiquei surpreso com o reconhecimento do público da região, que tem comparecido tanto ao antiquário quanto ao museu, apesar de não haver recursos para divulgação. O Museu da Saudade funciona aos sábados e domingos, das 13h às 17h. Durante a semana, funciona a partir de agendamento prévio com escolas e turistas".

De acordo com Bosco, " os móveis e peças antigas estão muito valorizados. A visitação é crescente. No antiquário, faço questão de atender os clientes através de um balcão que pertenceu à Casa Simões, um tradicional armarinho que funcionou por muitos anos em Guaçuí. Faço questão de preservar a memória dos antigos", finaliza.

Contato com o Antiquário Alugarte pode ser feito através do celular (028) 999634337.


João Bosco: prosseguindo o legado de sonhadores




















Nenhum comentário:

Postar um comentário