quarta-feira, 8 de abril de 2015

Centenário de nascimento de Francisco Moraes Borges


Chiquinho Borges e seu "carro de praça"


Francisco Moraes Borges, filho de Ernesto José Borges e Minervina Teixeira de Moraes, 
nasceu em 09 de abril de 1915, na Barra do Pirapetinga, em Bom Jesus do Itabapoana - RJ.
É o décimo e o último filho do casal e seus irmãos são: Adolfo, Randolfo, Amélia, Elias (Liá),
Odete, Enedina (Dina), Maria Carolina (Nini), Djalma e Ruy. 

Estudou no Colégio Rio Branco, em Bom Jesus do Itabapoana - RJ e serviu o Tiro de Guerra desta cidade, em 1928.

Em 1937, em sociedade com João Bousquet Júnior, fundou a primeira firma em agência de automóveis, na cidade, da marca Ford, "Gomes e Borges", que durou até 1940. A partir daí, a firma passou a trabalhar com a marca Chevrolet, incluindo um novo sócio, Luiz da Silva Teixeira, e passou a se chamar "Bousquet e Cia" (Hoje, a Bousquet Auto Peças S/A, com veículos VW).

"Chiquinho Borges", como era conhecido Francisco Moraes Borges, permaneceu na sociedade até 1949, quando adquiriu uma "Limousine Chevrolet" para ser um "carro de praça" (hoje táxi), e aí foi servir a toda a sociedade bonjesuense e vizinhas, com habilidade, honestidade, respeito e calma, qualidades principais de sua vida como "motorista de praça", até a sua aposentadoria. 

Fez parte da grande frota de motoristas, talvez os primeiros de Bom Jesus, na época que eles se instalavam à sombra da grandiosa "Pau-Ferro", na praça Governador Portela.

Com residência fixa à rua Aristides Figueiredo, nº 05 (hoje 87), no centro da cidade, casou-se com Odete Bastos Tavares (Odete Tavares Borges), em 12 de maio de 1938, e teve os filhos: Leny, casada com Luciano Augusto Bastos; Ernesto, casado com Izany Junger Batista; Ercilia, casada com Cesar Pimentel do Carmo e Luiz, casado com Virgínia Lane Teixeira Moraes. 

Teve oito netos: Claudia, Gino, Francia, Paula, Sandro, Rafael, Bruno e Taís; nove bisnetos: Diogo, Patrícia, Matheus, Júlio (este nascido no mesmo dia de seu nascimento 09/04), Priscila, Ernesto Neto, Miguel, Otávio, Arthur e um tataraneto: Carlos Eduardo.

"Uma simples lembrança de seus familiares" !!!

Chiquinho Borges é o sexto, da esquerda para a direita




Nenhum comentário:

Postar um comentário