domingo, 24 de maio de 2015

Cultura une Laje do Muriaé e Bom Jesus do Itabapoana





Leninha, Maria Beatriz Silva, Raimunda e professor Daniel Pereira de Lima

Casa da Cultura


Está ocorrendo na Casa da Cultura de Laje do Muriaé (RJ) dentro da 13º Semana de Museus, exposição de artesanato de cerâmica organizada pelo CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz). 


 O artesanato é oriundo do projeto ROÇARTE, patrocinado pela Petrobras, que, em Bom Jesus do Itabapoana, é desenvolvido na Usina Santa Maria, com aulas do professor pernambucano Daniel Pereira de Lima.

Vieram para Laje do Muriaé artesanato dos alunos Regina, Luísa, dona Júlia, Jonathan, Paula, Leninha e Raimunda.
 

Além da exposição, estão ocorrendo oficinas ministradas pelo próprio professor Daniel e por suas alunas Leninha e Raimunda. 
 
Maria Beatriz Silva, presidente do CCMB e diretora da Casa de Cultura, é a idealizadora desta e das demais atividades culturais que estão sendo realizadas durante a semana de Museus. Apoiam o evento o presidente do SEPE, Robson Terra, que é diretor do CIEP 343, e a Secretária Municipal de Educação, Rosângela Souza. 
 










 
 

Segundo Maria Beatriz, "os índios puris que habitavam Laje do Muriaé, em 1840, utilizavam a cerâmica em seu dia a dia. Ocorre que acabamos perdendo este conhecimento histórico. Ao trazermos a cerâmica para Laje, objetivamos, além de estimular seu desenvolvimento entre nós, resgatarmos esta cultura. Constato que os jovens estão deslumbrados com esta atividade que era desconhecida deles. O CCMB está promovendo, também, nesta semana dos Museus, saraus, teatro e exposição de fotografias. Temos parceria com o SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino), que proporciona hospedagem, alimentação, além de outros apoios, e com a Secretaria Municipal de Educação, o que tem sido importante para que possamos levar a cultura para o maior número de jovens estudantes. ", salientou. 


Maria Beatriz Silva: a guerreira da cultura em Laje do Muriaé


































































Nenhum comentário:

Postar um comentário