sábado, 2 de maio de 2015

O LEGADO DE LAURO E DORA MOTTA



Casamento de Lauro da Silva Motta com sua prima Dora Silva Motta teve repercussão social (acervo de Ana Maria Motta)

Ana Maria Motta é filha de Lauro Motta e Dora da Silva Motta. Lauro Motta foi proprietário da antiga Fazenda Mattinhos, hoje nominada Fazenda Velha Matinha, localizada próximo à divisa com Campos dos Goytacazes (RJ) e Itaperuna (RJ).

Antiga Fazenda Mattinhos foi doada a Lauro Motta por seu pai, o português Manoel Motta

Foi Lauro Motta quem empreendeu um dos grandes empreendimentos produtivos em sua fazenda, chegando a ter cerca de 300 famílias de colonos. Foi também vereador.

Atual sede da antiga Fazenda Mattinhos, nominada atualmente de Fazenda Velha Matinha

Ana fala do legado de seus pais.

"Papai deixou uma história de honestidade e correção nos negócios. Todos os filhos foram educados para serem trabalhadores e criados junto com os filhos dos colonos. Papai foi também um exemplo de lealdade na política. Chegou, na época, a ajudar a prefeitura.

 
Lauro Motta na Fazenda Mattinhos (acervo de Ana Maria Motta)



Lauro da Silva Motta doou o terreno para a construção de campo de futebol em Boaventura, distrito de Itaperuna (RJ), próximo à Fazenda Mattinhos,


Mamãe seguiu a mesma linha. Ela foi uma guerreira. Tratava dos doentes da região e fazia até parto. Chegava a envolver doentes em folhas de bananeira por causa da peste negra, uma vez que a doença fazia as roupas colarem nos corpos. As pessoas sempre recorriam a ela. Mamãe era doceira, fazia requeijão e queijo. Ela sempre me ensinou todos os afazeres da casa. Aprendi cedo a cozinhar, costurar, a limpar a casa, a matar porco e galinha.

Fazenda Mattinhos era uma das paixões de Dora Motta (acervo de Ana Maria Motta)


Depois que meu pai faleceu, mamãe continuou morando na Fazenda Mattinhos. Quando ela adoeceu, fui morar com ela para dar-lhe a devida assistência. Cuidei dela por um ano e seis meses até seu falecimento. Ela foi sepultada no cemitério de Mattinhos".

Dora da Silva Motta está sepultada no Cemitério de Mattinhos
 
Em relação à sua vida, Ana diz que "sou uma mulher sem apego a coisas materiais. Não tenho ilusões, e soube superar as eventuais dores da vida. Pretendo, contudo, escrever um livro, cujo título já escolhi: 'Nasci de mim' ", finaliza.   


Ana Maria Motta




































Nenhum comentário:

Postar um comentário