quarta-feira, 24 de junho de 2015

30 Anos do CMCBO (Colégio Maria da Conceição Baptista de Oliveira)







Discurso de Madre Virgínia Alves de Lima no dia 12 de junho, por ocasião da comemoração dos 30 anos de fundação do CMCBO (Colégio Maria da Conceição Baptista de Oliveira)




Madre Virgínia Alves de Lima e a nova geração



Revmo.Pe. Ivoli,

Revmo. Pe. Adriano,

Jarbas Borges, Ils. Autoridades Presentes,

Revda. Me. Rosângela, Revdas Irmãs, Queridos Professores,

Professoras, Funcionários, Prezados Pais, Prezados amigos visitantes,

Caros alunos do CMCBO. 




30 Anos do Colégio Maria da Conceição Baptista de Oliveira! 



Estamos aqui hoje, reunidos, onde nasceu nosso Colégio há 30 anos. Vem-nos à lembrança pessoas importantes da família Baptista de Oliveira: a Sra. Maria da Conceição Baptista de Oliveira e seu esposo, o Sr. Augusto; seus filhos: Sr. Milton, as Senhoras Carmita, Mariquinha, Clarice, Zilda, Rosita, Geny e Elayne e Dr. Francisco Baptista de Oliveira — o nosso Dr. CHIQUINHO.


São esses os nossos queridos benfeitores que, com grande generosidade, apoiaram Dr. Chiquinho a fazer este ato sublime de desprendimento, doando esta Casa de sua residência ao Monsenhor Francisco e às Irmãs da Associação Imaculado Coração de Maria e São Miguel Arcanjo. Assim cantamos no Hino da Escola: Escola que um dia foi casa de alguém, que sempre vivia no ensino do bem. Aqui todo dia eu venho encontrar, a paz e a alegria que encontro em meu lar. 


Temos a alegria de contar neste momento com a presença de alguns dos descendentes da família: Sr. Orlando Batista, Maria Stela, netos e bisnetos de Dona Maria da Conceição: Marcos Valinho, Profª Camila e nosso aluno Mateus Valinho. 


Renovamos aqui nosso profundo agradecimento à benemérita família Baptista de Oliveira. Que Deus a abençoe de geração em geração. Nossa eterna gratidão aos saudosos Mons. Francisco, Pe. José Paulo e D. Licínio. Agradecemos profundamente o apoio de nosso Bispo D. Fernando. 


Tudo começou em 1985. No primeiro ano de funcionamento teve o nome de Curso Livre Maria da Conceição Baptista de Oliveira. Começamos com 54 alunos, da Pré Escola e Classe de Alfabetização. 


No ano seguinte, 1986, já com a Autorização de Funcionamento, pela Secretaria Estadual de Educação, prosseguimos, com a implantação gradativa do Ensino Fundamental, a cada ano com uma série. Pudemos dizer Escola Maria da Conceição Baptista de Oliveira, conhecida como "a Escolinha das Irmãs". Para isso acontecer, foi preciso aumentar a Casa, construir para recebermos novos alunos de 1a à 4a série e depois de 5a à 8ª. Pois aqui não podemos deixar de mencionar que as construções tiveram que ser rápidas para acolher os alunos e, para maior velocidade, pudemos contar com a ajuda de muitos de nossos amigos, parentes e familiares das Irmãs, principalmente as famílias: Sr. Antonio Degli Esposti, Antonio Xavier, Jaime Sátolo e Sebastião Sátolo com os seus inesquecíveis mutirões. E assim fomos, crescendo. 


Em 1998, abrimos a primeira turma do 2° Grau, hoje Ensino Médio, incentivado pelo nosso saudoso Dom Licínio e dedicado Pe. José Paulo. Devido ao espaço, tínhamos aulas no turno da manhã, da tarde e Ensino Médio à noite. Dona Lúcia Cyrillo foi o nosso "pé de boi" na Coordenação do Ensino Médio à noite. "Segurou a barra". A Escola passou a ter o nome de Colégio Maria da Conceição.


Com a transferência da Educação Infantil para outro endereço, o Ensino Médio passou a funcionar no turno da manhã. Com a necessidade de atender maior nº de alunos, este espaço tornou-se pequeno e foi transferido o nosso Colégio para o atual prédio ao lado do Abrigo.


Foi daí que surgiram as negociações para as transferências de endereço. Não podemos esquecer, cheias de reconhecimento, aquelas que aqui foram as primeiras pedras desta Escola, as primeiras professoras: Ir. Lúcia, Ir. Mª de Lourdes, Ir. Mª do Carmo, Ir. Lourdes, Mª Elisabete Valinho, Mariza Cúrcio, Mª Goreti Borges, Mª de Fátima Abreu, Conceição Monteiro de Souza. Aqui trabalharam num começo bem humilde, mas trabalharam cheias de ideal pela Educação Católica. 


Começamos, então, numa meia água, numa escolinha pequena e simples, ao lado de um grande Colégio, nosso vizinho, Colégio Rio Branco. 


Graças ao Coração de Jesus, nosso Padroeiro e o esforço contínuo das Irmãs, de Dona Lúcia Cyrillo, da Ir. Lúcia, que foi e é ainda a pedra fundamental deste Colégio, dos demais Diretores, Professores e Funcionários, nosso Colégio tem colhido belos frutos no campo da educação. Deste Colégio surgiu Vocação Sacerdotal, vocações religiosas e bons profissionais que se destacam nos diversos campos de trabalho. Aqui lembramos com muita gratidão o apoio do Dr. Ilis Carlos Machado e das Supervisoras: Ivani Baptista e Ma Teresa Medeiros.


É com íntima satisfação que hoje agradecemos ao Coração de Jesus, à família doadora, aos Sacerdotes: aos incansáveis Pe. Ivoli e Pe. Adriano e demais sacerdotes que aqui passaram, que deram e dão assistência espiritual aos alunos, aos professores dedicados, aos pais dos alunos que confiam na educação do nosso Colégio e à Dona Lúcia que há 28 anos vem acompanhando este Colégio, com toda garra e dinamismo. À Ir. Mª de Lourdes, nossa Vice Diretora, nossa imensa gratidão. 


Nossos profundos agradecimentos à Madre Rosângela, que está à frente de nosso Instituto, e vem coordenando as nossas ações. Agradecemos ao incansável Antonio Francisco (nosso conhecido Chiquinho) com toda a Equipe: Maria Elisa, Ir. Ana, Ir. Márcia, Marisa, e todos os demais funcionários, bem como a Ir. Deniene e a Cristiana Borges com a equipe de professoras e funcionárias da Educação Infantil. Tudo hoje se resume na palavra: GRATIDÃO! 


E aqui está a Promessa de Deus, através do Profeta Daniel 12,3: "Os que tiverem ensinado a muitos o caminho da justiça, brilharão como estrelas por toda a eternidade." Vamos à frente com o nosso lema: "O Ensino levado a sério."



Obrigada por tudo! Que Deus recompense e abençoe a todos!


                                                                                                               










































Nenhum comentário:

Postar um comentário