segunda-feira, 22 de junho de 2015

I Casa Aberta de São Pedro do Itabapoana (ES)





                                                      LRStz




Em 1987, São Pedro do Itabapoana tornou-se Patrimônio Histórico e Artístico. Hoje conta com 44 prédios tombados.



Estive visitando São Pedro do Itabapoana na abertura do I Casa Aberta. Gostei tanto que retornei.Trata-se de um projeto encabeçado por Rossini Almeida, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), e Balbino Miguel, de São Pedro, que já parabenizo pela organização.

O idealista Balbino Miguel e o belo Antiquário São Miguel


O evento está envolvendo a comunidade, que abre as portas de suas casas para mostras de artesanatos, hospedagem, comidinhas, plantas e o que mais puderem, a exemplo do Armazém Bertonceli (aberto  desde 1891) que "tem de tudo", um museu com relíquias exuberantes, antiquários, uma cachaça tema de doutorado, muita hospitalidade e alegria.

Casarões centenários encantam São Pedro do Itabapoana



Mas não é só a comunidade local que faz essa bela mostra de trabalhos. Lá encontramos também a representação de um artesanato bacana de outros municípios, a exemplo de Bom Jesus de Itabapoana (RJ), Varre Sai (RJ), Mimoso do Sul (ES) e, talvez, algum outro que perdi a oportunidade de conhecer. 
Bom, nessa nossa imperfeição, correria diária, achamos que passamos despercebidos. Engano!
 
No primeiro dia, algumas semanas atrás, conheci o Nathan (foto), que nos fez a  apresentação do trabalho de reciclagem de pneus (Estofamentos e Capotaria Junior de Mimoso do Sul).  

Pois bem, Nathan ficou contente com as fotos, o que eu não poderia imaginar é que se lembraria especificamente daquelas fotos e também da breve fala com pedido de permissão para postá-las na internet, pois são inúmeras pessoas que fotografam o trabalho.

Para minha surpresa, Nathan tem uma memória incrível, faz contas com perfeição e agilidade (já foi participante da Olimpíada de Matemática), provando que se dedica aos estudos e tem um bom desempenho, além de ser um bom articulador das palavras. Assim, esse vendedor mirim, que não perde oportunidades, recordou-se e logo veio a pergunta: Você postou minhas fotos? - Hum! Olha só Nathan, eu...pausa para a falta de graça do esquecimento...postei não, mas vamos fazer melhor, faremos tudo de novo!
Então vamos melhorar isso, e vamos divulgar além das fotos, o número de celular do Nathan de Sá (por ele permitido), para o caso de você gostar do trabalho feito pelo Estofamento e Capotaria Junior, dar sua preferência de compra através de encomendas a ele. 
E se encontrar dificuldade de ir até São Pedro do Itabapoana, escolha na foto e dê um telefonema, faça sua encomenda e, ainda assim, se não conseguir, tem aí o telefone do artesão. Mas, lembre-se de dizer que foi através da divulgação garantida por Nathan de Sá, esse nobre adolescente, que está inteiramente à disposição para boas vendas e orgulhoso do trabalho que faz.
Nathan de Sá (também no facebook com este nome) que tem o celular 28 999864973, estará também com todos os objetos à mostra em São Pedro de Itabapoana - ES (Mimoso do Sul) para a última apresentação do I CASA ABERTA, no próximo fim de semana (26, 27, e 28/06) na pracinha da igreja. 
Belíssimo e útil trabalho de reciclagem de pneus executado por Estofamento e Capotaria Junior (de Mimoso do Sul - ES).

Um comentário: