terça-feira, 16 de junho de 2015

Oficina de Música é destaque no 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos


OFICINA DE INTRODUÇÃO À MÚSICA AFROLATINA
 
com Aline Gonçalves

Aline Gonçalves

Descrição:

Os países sul americanos em geral tiveram processos de formação muito semelhantes: culturas indígenas suprimidas, imposição da cultura europeia e a absorção da cultura africana. esse quadro foi o alicerce cultural desses países que vinham nascendo. Na Oficina Introdução à Música Afrolatina traçaremos um breve panorama da cultura musical mestiça que nasceu a partir desses processos, na parte sul da nossa América.

Primeiro traçaremos um histórico da entrada da cultura negra em alguns países do continente. Em seguida, veremos exemplos de 3 diferentes ( e ao mesmo tempo semelhantes), gêneros musicais que se geraram a partir dessa mestiçagem e por último trabalharemos um desses importantes gêneros musicais do continente (cumbia colombiana ou candombe uruguaio ou funk carioca/maculelê brasileiro) com percussão e canto e sopro (onde houver).

Público alvo:
A oficina Introdução à Música Afrolatina foi pensada em 3 possibilidades de público alvo: a primeira, para crianças de 8 a 12 anos, sem conhecimentos musicais específicos, com uma linguagem mais lúdica e prática musical de nível básico. A segunda, para crianças/adolescentes de 13 anos em diante, sem conhecimentos musicais específicos e com prática instrumental um pouco mais complexa, porém ainda de nível básico. A terceira e última, nos municípios onde haja disponibilidade e interesse, para bandas de jovens/adolescentes, com conhecimento musical e habilidades específicas em instrumentos de sopro e percussão.
 




Aline Gonçalves é brasileira, flautista e clarinetista carioca, se formou em 2004 como Bacharel em Flauta pela UNIRIO. Fez parte da lendária Itiberê Orquestra Família e gravou no disco "Mundo Verde Esperança" de Hermeto Pascoal.

Viveu de 2005 a 2007 no Chile onde teve contato com músicos de diversos países da América do Sul. Lá começou uma pesquisa profunda sobre os gêneros musicais da América do Sul que persiste até hoje e que resultou no disco "Verdevioleta - creaciones sobre musica de Violeta Parra" .

Em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), a Oficina Afrolatinidades ocorrerá no Sítio Rio Preto, dia 7 de agosto (sexta-feira), às 16h.

Vagas limitadas e inscrições gratuitas através do e-mail: centroculturalmariabeatriz@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário