segunda-feira, 15 de junho de 2015

Oficinas de fotografia são concorridas no 6° Circuito Cultural Arte Entre Povos



 Cimar Pinheiro é um dos destaques do 6° Circuito Cultural Arte Entre Povos 


O consagrado fotógrafo Cimar Pinheiro estará, mais uma vez, presente no Circuito Cultural Arte Entre Povos, que percorrerá 13 municípios de 5 estados: RJ, ES, MG, BA e RS.

Em Bom Jesus do Itabapoana, sua oficina ocorrerá em dois lugares de grande encanto, que permitirão belas fotos: Espaço Show, em Mutum de Baixo, e na Fazenda Velha Matinha, construída em 1850, localizada no distrito da Serrinha.

A oficina ocorrerá no dia 9 de agosto (domingo), às 9h, no Espaço Show, em Mutum de Baixo. As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser efetuadas através do e-mail centroculturalmariabeatriz@gmail.com.
 

IMAGENS DO ESPAÇO SHOW EM MUTUM DE BAIXO













IMAGENS DA FAZENDA VELHA MATINHA
 










 Cimar Pinheiro é historiador, fotógrafo, poeta e andarilho. Nasceu em Espera Feliz (MG), em 20 de julho de 1954, foi criado em Angra dos Reis (RJ) e atualmente reside em Dores do Rio Preto (ES).É formado em História com Especialização em História Social e História Cultural Afro-brasileira, mas sempre se dedica a espalhar cultura pelos lugares onde anda.


É Acadêmico do Ateneu Angrense de Letras e Artes e da Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, Membro da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas e sócio da Confederação Brasileira de Fotografia.


Pesquisa, desde 1999, os caminhos antigos da região sudeste, inicialmente os da região de Angra dos Reis e Paraty que foram importantes para o desenvolvimento da Província do Rio de Janeiro, no século XIX, dedicando atenção especial à Vila de Mambucaba, tombada pelo IPHAN, e sua estrada antiga. Em 2009, iniciou uma pesquisa sobre o município de Dores do Rio Preto e a antiga estrada ligando Mariana (MG) à Vila de Itapemirim (ES), construída no século XIX.


Em fevereiro de 2001, editou o livro “Angra dos Reis. Monumentos e história”, com a intenção de mostrar a beleza da história angrense por meio de seus monumentos. Em 2012, participou com três textos sobre a vila de Mambucaba, no livro “Histórias e imagens de Angra dos Reis”, editado pela Água Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Angra dos Reis (RJ).


            Foi agraciado, em novembro de 2005, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, com a Medalha do Mérito Cultural Brasil dos Reis, pelos serviços prestados à cultura angrense. Em dezembro de 2007, foi agraciado pelo presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, com o Colar de Cunhambebe. Em outubro de 2011, recebeu da Câmara de Vereadores de Dores do Rio Preto, o título de Cidadão Riopretense, pelas mãos do Vereador Eder Polido de Aguiar. Em setembro de 2013, foi agraciado pela presidente da Academia das Artes Cultura e Letras de Marataízes com a medalha Rubem Braga, pelos serviços prestados à cultura.








Um comentário:

  1. Parabéns! Circuito Cultural e um projeto fantástico, agregador, de difusão e integração de culturas! Tive o privilégio de participar em 2 edições e aprendi muito, cresci muito, trabalhei e me diverti demais! Para nós, circuiteiros, ficam a alegria, a experiência única, as amizades e a grande gratidão ao Eclb e ao Dr Gino, idealizador do projeto. Cimar Pinheiro e um gigante da fotografia, e um ser humano ser humano! Outra vez, vai bombar! Parabéns!

    ResponderExcluir