terça-feira, 16 de junho de 2015

Oficinas de reciclagem agitarão o 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos










As oficinas de reciclagem que serão ministradas por Eunice Caldas, durante o 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos, que ocorrerá nos meses de agosto e setembro em 13 municípios de 5 estados: RJ, ES, MG, BA e RS, estão despertando grande interesse do público.

Nascida no Rio de Janeiro e atualmente residindo em Santo Antônio de Pádua, Eunice Caldas é  Professora de Artes do Centro Social de Arte e Lazer, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio de Pádua – RJ. Artista plástica e professora de reciclagem, ministrando diversos cursos e oficinas sobre o assunto em todo o estado e também recebeu uma homenagem da turma de Ciências da Natureza da UFF (Universidade Federal Fluminense) pela sua arte. Trabalha principalmente na confecção de artesanatos com reciclagem e com materiais de baixo custo.

Nas relações abaixo, seguem algumas ações e eventos realizados e a dinâmica de seu projeto ministrando atividades educativas

Oficina e Exposições realizadas:

- Na VII Giroletras em Santo Antônio de Pádua – RJ(De 14 à 16 de Abril de 2011)
- No Seminário de Iniciativas Sustentáveis da APA de Macaé de Cima – Lumiar – Nova Friburgo – RJ (04 de Junho de 2011)
- Na casa dos Saberes – Rua Rodrigues Alves nº 455 – São Pedro da Serra – Nova Friburgo – RJ (Abril de 2011)
- Semana do Meio Ambiente – Praça Coronel Olivier – Santo Antônio de Pádua – RJ (09 de Junho de 2013)
- Oficina “Reciclar na Escola” - FAETERJ – I Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Pedagogia - Santo Antônio de Pádua – RJ (06 e 07 de Maio de 2014)
- 72ª Exposição Agropecuária de Cordeiro – RJ (18 e 20 de Julho de 2014)
- 5º Circuito Cultural de Arte Entre Povos – Laje do Muriaé – RJ CIEP 343 – Prof. Emília Diniz Ligiéro e Colégio Municipal Ary Parreiras( 11, 12 e 13 de Agosto de 2014)

 Cursos que ministrou:

-  Na Loja ArteSanato – Av. Themistocles de Almeida nº 280 – Santo Antônio de Pádua – RJ (Março à Setembro de 2011)
- Casa dos Saberes -Rua Rodrigues Alves nº 455 – São Pedro da Serra – Nova Friburgo – RJ (Abril de 2011)
- Atelier Eunice Caldas - Av. Getúlio Vargas nº 21 – Santo Antônio de Pádua – RJ (Abril à Outubro de 2012)
 - GEAP Grupo Espírita Antônio de Pádua Rua Barbosa nº 132 – Bairro Farol – Santo Antônio de Pádua – RJ (Junho de 2014 em andamento)
- 35ª Exposição Agropecuária e Indústria de Santo Antônio de Pádua – RJ Decoração do Stand da Secretaria do Meio Ambiente ( Toda decoração foi feita com material reutilizado)(25 à 29 de Junho de 2014)
- Natal Reciclado - Prefeitura de Santo Antônio de Pádua em (2013): trabalho com os alunos do Centro Social de Artes e Lazer e com pessoas  da 3° idade, em 16 praças de Pádua e Distritos. Foram confeccionados 16 papais Noel, 16 árvores de natal, 14 guirlandas, 14 bengalas, 14 velas, 30 bolas decorativas e 3 bonecos de neve (utilizamos aproximadamente 15 mil garrafas pet).


Homenagem Recebida:

- Trabalho dos alunos do curso de Ciências Naturais da UFF, sobre a vida e a Obra Da Artista Plástica Eunice Caldas. Semana de Ciência e Tecnologia – UFF – Santo Antônio de Pádua (18 de Outubro de 2012)

Objetivo/Fundamentação:

O objetivo deste trabalho é despertar nos alunos a conscientização quanto a importância da preservação do meio ambiente e da natureza e os graves problemas oriundos do excesso de lixo no planeta, através da reutilização dos materiais recicláveis, transformando-os em objetos decorativos e brinquedos.  

- Metodologia: (propostas para o Circuito Cultural)

Exposição de artes e oficinas de reciclagem

  - Oficina de dobradura é para a faixa etária é de 6 a 12 anos, com duração de 2 horas, para o máximo de 20 alunos. Os materiais necessários são: Folhas A4, cola, lápis de cor, lápis de escrever e tesoura.  

 - Oficina de reciclagem é para faixa etária é de acima de 11 anos, com duração de 2 horas, para o máximo de 20 alunos. Os materiais necessários são: garrafa PET, copo de guaravita, barbante, fita isolante, corda de varal fina e tesoura.  

 - Oficina de trabalhos com jornal tem faixa etária acima de 13 anos, para o máximo 20 alunos, com duração de 2 horas. Os materiais necessários são: folhas de jornal, cola branca, régua, pincel e palitos de churrasco. 

Informações pelo e-mail centroculturalmariabeatriz@gmail.com.

Vejam algumas obras de Eunice Caldas:





























Nenhum comentário:

Postar um comentário