domingo, 14 de junho de 2015

Os 90 anos de Jovair: celebração da vida e da esperança



Jovair Antônio da Silva e a esposa Nadir Albertina da Silva



A comemoração dos 90 anos de vida de Jovair Antônio da Silva, ocorrida ontem, no Rotary Club, foi uma verdadeira celebração da vida e da esperança.

Lígia (neta, médica pediatra), Jaqueline (neta, psicóloga), Bruno (neto, fisioterapeuta), Jacira (filha), Nadir, Jovair, Jailton (filho), Maria das Graças (nora) e Marina (neta, advogada).


Segundo relato de sua filha Jacira, seu pai "nasceu no dia 25/06/1925 no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus. Aos 15 anos de idade, já imbuído de espírito empreendedor, aproveitando que seus pais Alcemar e Francisca foram visitar parentes em Minas Gerais, resolveu ir a Bom Jesus a pé, onde chegou no dia 24 de dezembro. Após a Missa do Galo, ele dormiu no pátio da Igreja Matriz. No dia seguinte, foi até a Estação Leopoldina, em Bom Jesus do Norte (ES), e passou a levar malas de viajantes até o hotel e realizar mandados, para ganhar algum dinheiro. Até que um dia, um funcionário da estação lhe perguntou: '- Você sabe contar? - Sim'. A partir daí, passou a trabalhar na Cia. Ferroviária Itabapoana".

Jovair, com seu quepe, na antiga Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária onde trabalhou Jovair

 
Olívio Bastos, 3º da esquerda para a direita, contratou Jovair para trabalhar na Cia Ferroviária. Esio Bastos é o último, à direita



Quepe de Jovair é uma de suas relíquias


Jovair e o quepe que utilizou na Estação Ferroviária, dos 15 aos 30 anos de idade


 

Quanto a isso, Jovair relata que "fui contratado pelo sr. Olívio Bastos (NR: pai de Esio Bastos, fundador de O Norte Fluminense, e Luciano Bastos), que era o administrador da Cia. de Ferro em Bom Jesus. Minha função era de Auxiliar de Estação. Ele me deu as instruções: 'todos os funcionários são obrigados a usarem uniformes impecavelmente, devem dirigir-se aos superiores utilizando o pronome de tratamento 'senhor' e nunca devem rir durante o trabalho.
Essa disciplina acabou sendo muito importante em minha vida, pois após 15 anos de trabalho na Estação, trabalhei mais 15 anos na Auto Mercantil Ltda (Posto Esso), onde me aposentei para tornar-me, depois, empresário no ramo de distribuição de bebidas da Antártica, por 35 anos", salienta.




 



 


 Jovair casou-se no dia 25/12/1950, com Nadir Albertina da Silva, nascida em Bom Jesus do Itabapoana (28/09/1928), e tiveram dois filhos: Jailton e Jacira, além  de cinco netos: Natália, Lígia, Marina, Bruno e Jaqueline, todos formados.

Sua propriedade rural se chama "Recanto Rubronegro", referência à sua paixão pelo Flamengo. Rotariano com 100% de presença nas reuniões, é festejado pela grandeza de seu coração. Tanto assim é que a entrada para a sua festa foi a doação de fralda geriátrica para o Lar dos Idosos Padre Gabriel Belmonte.


Jacira Silva foi a cerimonialista

   
Dr. Filipe Castro, defensor público, eleito presidente do Rotary Club, saudando o homenageado


Carrara emocionou a todos discorrendo sobre a vida de Jovair



Humberto Boniolo homenageou o amigo rotariano com a música Fascinação

 







 



 
Padre Vicente Osmar e a bênção. A missa em ação de graças ocorrerá, hoje, às 19h, na Igreja Matriz


A sociedade bonjesuense marcou presença no festejo, para homenagear o ilustre aniversariante. Em dezembro, o casal Jovair e Nadir comemorará 65 anos de feliz união. Pode-se dizer, portanto, que Bom Jesus se encontra em permanente estado de alegria e festa pela existência de um casal que soube enfrentar e vencer todos os desafios que a vida lhe impôs, tornando-se, assim, exemplo para as novas gerações e esperança de um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário