terça-feira, 14 de julho de 2015

A necessidade de esclarecimentos por parte de uma entidade literária



Cartaz da Festa de Rosal



No dia 26 de julho do ano passado, durante a Festa de Rosal, foi instalada, sob regozijo de todos, a ARLA (Academia Rosalense de Letras e Artes), um movimento considerado relevante para o desenvolvimento cultural não apenas do distrito, mas do nosso município.

Nomes de realce de nossa cultura foram convidados para integrarem a entidade e aceitaram, com idealismo, tal missão.

O que a maioria não contava, contudo, era com as revelações que sucederam à criação da entidade.

Dirigente da entidade declarou, posteriormente, que "os convites para a instalação e posse, assim como os diplomas entregues aos empossados foram todos pagos pela prefeitura municipal de Bom Jesus do Itabapoana". 

Em matéria intitulada "As sombras das verbas públicas nas festas dos distritos de Bom Jesus" postada neste blog no dia 11 de junho passado, e no jornal impresso da edição desse mês, consta o seguinte:

"...Isso lembra outro caso enigmático no mesmo contexto de uma festa de um distrito. Trata-se da criação de uma entidade literária. Segundo  dirigente desta entidade, 'os convites para a instalação e posse, assim como os diplomas entregues aos empossados foram todos pagos pela prefeitura municipal de Bom Jesus do Itabapoana'.

Se assim é, qual teria sido o mecanismo que permitiu que a prefeitura encaminhasse recurso público a uma entidade que ainda não possui personalidade jurídica? E, ainda que estivesse sido registrada, qual o fundamento a justificar o repasse dessa verba pública? O documento fiscal relativo à elaboração dos convites e da confecção desses diplomas poderia ajudar a esclarecer este mistério. 


 Seja como for, parece que, nas festas dos distritos, as verbas públicas estão percorrendo caminhos pelas sombras."


(Conferir em
http://onortefluminense.blogspot.com.br/2015/06/as-sombras-dasverbas-publicas-das.html )
 
Quanto a esta suscitação, nem a ARLA nem a prefeitura se manifestaram até o momento.

É necessário, portanto, que a direção da ARLA ou a prefeitura municipal de Bom Jesus do Itabapoana, venha a público esclarecer devidamente este fato, disponibilizando o documento fiscal relativo à impressão dos convites e dos diplomas, para que, caso seja infirmada a mencionada declaração, não paire nenhuma dúvida sobre a origem lícita da entidade.




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário