sábado, 4 de julho de 2015

AS POLÊMICAS SOBRE A FOTO DA RUA REPÚBLICA DO LÍBANO








Governador Roberto Silveira recebeu João Goulart, em Bom Jesus do Itabapoana, em 1960

 

1ª polêmica: presença do deputado Brígido Tinoco ou do historiador Antônio Dutra?


Em 2014, o ECLB recebeu doação de Ademir Pimentel foto histórica da visita de João Goulart a Bom Jesus do Itabapoana em 1960. A foto pertencia ao arquivo de seu pai, Filomeno Gomes Pimentel, conhecido como Loló Pimentel.

O Norte Fluminense publicou a matéria relativa a tal foto na edição de 13 de abril, como consta a seguir.


 A VISITA HISTÓRICA DE JOÃO GOULART A BOM JESUS DO ITABAPOANA (RJ)


O ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos) recebeu doação de Ademir Pimentel, de  foto histórica da visita de João Goulart, o Jango, a Bom Jesus do Itabapoana, em 1960.


Na foto, João Goulart, descendente de açorianos, nascido na localidade gaúcha de Estância de Iguariaçá, e que viria a ser presidente da República entre 1961 e 1964, é acompanhado do Governador Roberto Silveira, bonjesuense nascido no distrito de Barra do Pirapetinga, do deputado estadual bonjesusense Tito Nunes da Silva, de Ésio Martins Bastos, fundador do jornal O Norte Fluminense e, ainda, do deputado Brígido Tinoco. A fotografia foi tirada por René Bom Jesus nas imediações da praça Governador Portela e pertencia ao arquivo de Filomeno Gomes Pimentel, conhecido como Loló Pimentel.



A filha do historiador Antonio Dutra, Maria Apparecida Viestel, encaminhou então e-mail ao jornal, informando que quem estava ao lado de João Goulart era seu pai, Antônio Dutra, e não o deputado Brígido Tinoco. Vejam a nova matéria.


FOTO DE JOÃO GOULART FOI ALUSIVA À INAUGURAÇÃO DA RUA REPÚBLICA DO LÍBANO







 O NORTE FLUMINENSE recebeu email da dona Maria Apparecida Dutra, relativa à foto publicada em sua edição passada, informando que a mesma é alusiva à inauguração da rua República do Líbano. Além disso, esclarece que, ao lado de João Goulart, estava Antonio Dutra, seu pai, e não o deputado Brígido Tinoco, como constou na informação publicada anteriormente.

Segue o teor do email enviado:

 
"a foto  impressa no dia 13.04 no  jornal O Norte Fluminense refere se  à inauguração oficial da rua República do Líbano,estando presentes na foto: Antonio Dutra, João Goulart, Tito Nunes, Roberto Silveira  e ao fundo Esio Bastos.
Atenciosamente,
Maria Apparecida Dutra"


2ª POLÊMICA: INAUGURAÇÃO OU NÃO DA REPÚBLICA DO LÍBANO?



Pela rede social, Guth Travassos do Carmo realizou postagem informando que a inauguração da rua República do Líbano, na verdade, teria ocorrido em 1949 e não em 1960. Vejam seu texto:


Amigos de Bom Jesus, outro dia eu postei uma foto da inauguração da Rua República do Líbano, como sendo o Roberto Silveira quem a inaugurou.Sem querer tirar o mérito do nosso eterno governador, na verdade quem inaugurou a nossa via foram os libaneses da nossa terra no ano de 1949.
Igualmente fico muito honrado. De gravata listrada Namem Melhim Chalhub, com o chapéu na mão, José Mansur e bem no meio, sem terno, Romualdo Silveira, pai do nosso amigo Pitota Silveira.
Maria Áurea - foi inaugurada realmente pelos Libaneses o Sr.Josè Mansur ladeado pelo Jorge Chicri Mansur Hobaica estava presente na inauguração, mas não foi em 1949 pois o Jorge ainda não havia chegado do Libano.Qdo o Roberto Silveira veio a Bom Jesus com o Jango ele visitou a rua para uma homenagem ao seu sogro.

Corrigindo a numeração acima..1 José Mansur...tio Do Jorge Mansur Hobaica..2 Jorge Chicri Mansur Hobaica

Guth 


MANIFESTAÇÃO DE DONA MARIA APPARECIDA VIESTEL QUANTO À FOTO E A AFIRMAÇÃO DE GUTH TRAVASSOS DO CARMO


Por telefone, Maria Apparecida Viestel apresentou os seguintes argumentos, em relação à afirmação de que a rua República do Líbano teria sido inaugurada em 1949.


1. A Farmácia Normal, que foi propriedade de meu pai, Antônio Dutra, foi demolida em 1949, por conta de desapropriação da prefeitura;


Farmácia Normal (direita) foi desapropriada e demolida em 1949


2. Atrás da Farmácia Normal, haviam quintais que pertenciam a: a) Antônio Dutra; b) Cesar Ferolla; c) Columbino Teixeira; e d) Plínio Silveira.

3. Foi nestes terrenos que ocorreu o loteamento organizado pela prefeitura;

4. O processo de venda de lotes e estabelecimento oficial de via pública não teriam condições de ocorrerem de um dia para o outro;

5. Não haveria, assim, tempo hábil para a inauguração oficial de via pública no mesmo ano de 1949;

6. O que poderia ter ocorrido em 1949 é apenas uma solenidade em decorrência da abertura da referida via.
 

Assim sendo, dona Maria Apparecida Viestel mantém a informação de que a Rua República do Líbano foi inaugurada oficialmente em 1960, por ocasião da vinda do então vice-presidente da República João Goulart, que estava em campanha. Informação esta, aliás, que consta na fotografia doada ao ECLB.


 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário