quinta-feira, 30 de julho de 2015

DEVOLVAM-NOS NOSSA RELÍQUIA!

Palacete de Malvino de Souza Rangel, em Bom Jesus do Itabapoana


Palacete foi transformado, posteriormente, em sede do Fórum de Bom Jesus do Itabapoana  (Acervo de Adilson Figueiredo)

Tempos depois, este "caixote" foi construído no lugar  do palacete, e serviu como sede do Fórum por vários anos. Hoje, neste prédio, só há comodato de salas para a Prefeitura Municipal de Bom Jesus e para a Justiça Eleitoral


Em uma das páginas do jornal A Voz do Povo da década de 1930, sob o comando de Osório Carneiro, encontramos uma matéria sob o título “BOM JESUS E AS SUAS COUSAS”,  que se refere ao palacete construído por Malvino de Souza Rangel. Diz o texto:



O presente clichê mostra o bello palacete de propriedade do sr. Malvino de Souza Rangel, onde o mesmo reside, com sua família. Está situado á praça Governador Portella, annexo a esta redação, e é um dos melhores prédios de Bom Jesus, construído que foi dentro dos moldes da architetura moderna”.


Jornal  A Voz do Povo da década de 1930



Na década de 1940, referido palacete já integrava o patrimônio do Estado, tendo se tornado a sede do Fórum no município. Foi ali, consoante notícia do jornal A Voz do Povo do mencionado ano, que Getúlio Vargas Filho foi recepcionado quando visitou a nossa terra. Foi neste prédio, também, onde ocorreu o 1º Júri de nossa comarca, onde atuou como advogado de defesa Boanerges Borges da Silveira, pai dos governadores Roberto e Badger Silveira. Trata-se, portanto, de prédio histórico que, lamentavelmente, restou demolido para a construção de novo prédio do fórum.

Não se sabe, no momento, as mentes que tiveram a infeliz ideia de demolir nossa relíquia arquitetônica.

Cresce, contudo, o movimento para resgatar a fachada histórica deste prédio, mesmo que mantendo-se o comodato por parte do Estado para o Município e para a Justiça Federal. 

Por outro lado, o espaço destinado à Biblioteca Municipal, neste prédio, não cumpre sua finalidade. Tal biblioteca não tem espaço para receber qualquer livro. As prateleiras estão lotadas e as caixas de livros recebidas ficam lacradas, impossibilitando a consulta das obras remetidas.

Este espaço destinado à Biblioteca poderia servir perfeitamente para a implementação do Museu do Poder Judiciário em Bom Jesus do Itabapoana, por exemplo. Ou então, de um Museu do Piano. Ou, ainda, da sede do ILA (Instituto de Letras e Artes dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo).

Com este procedimento, daríamos mais um passo para resgatar nossa rica história.
 
João del'Fiume, conhecido como João Vermelho, considera possível a restauração da fachada



De acordo com João Del'Fiume, conhecido como João Vermelho, especialista em arte de arquitetura, em Guaçuí (ES), "é possível restaurar a fachada do prédio onde está situado o antigo Fórum de Bom Jesus do Itabapoana. Coloco-me à disposição dos bonjesuenses para apoiar na restauração".



Croqui para a recuperação da fachada do antigo Fórum de Bom Jesus do Itabapoana,  realizado por João del Fiume

Descrição de itens do croqui elaborado por João Vermelho


Para que isso ocorresse, seria necessária uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana e o Governo do Estado.

Entendemos ser perfeitamente possível que isso venha a ocorrer algum dia.

Por isso, lutamos, desde agora, por essa ideia.







2 comentários:

  1. Olá pessoas do bem!
    "Vamos governar sem esquecer as origens."
    "Triste país aquele que não investe no seu povo e na preservação de suas origens."
    O óbvio só é óbvio para o olho preparado.
    Rogério Loureiro Xavier
    "Amor, Ordem e Progresso pra valer por um Brasil de verdade!"

    ResponderExcluir
  2. Tanta coisa melhor para cuidar. O importante é a modernização.

    ResponderExcluir