segunda-feira, 13 de julho de 2015

Itaperuna Blackstones vence desafio RJ x ES de Futebol Americano

Itaperuna Blackstones United levou a taça em Guarapari




O dia de domingo, 05/07, foi um marco para o esporte Itaperunense. O time de futebol americano da cidade, o Itaperuna Blackstones United, foi o vencedor do "I Desafio RJ x ES de Futebol Americano", torneio que foi realizado ao longo de dois meses, e que teve sua final, contra os Guarapari Barracudas, realizada em dois jogos: o de ida, no Centro Poliesportivo de Itaperuna no dia 10 de maio, onde o time venceu por 13x8, e o jogo de volta, que foi realizado dia 05/07, no campo do América, em Guarapari, onde o time venceu por estrondosos 40x0, gerando o placar final agregado de 53x8. 


O time, que existe desde 2011 e que já passou por 3 reestruturações, contava antes apenas com o título de vice-campeão da LIFFA - Liga Fluminense de Futebol Americano - em 2012. Agora, com o novo título, pretende buscar apoio para o esporte, que cresce cada vez mais no país inteiro.

Com 11 atletas integrantes de Bom Jesus, e 5 de Carangola, totalizando quase 50 atletas, os Blackstones constituem um dos times mais famosos do interior do estado, mas infelizmente sofrem com a falta de estrutura.  "Chegamos a passar um ano inteiro sem disputar nada, por falta de apoio e patrocínio." conta Leonardo Fonseca, o Leozão, Headcoach (técnico principal) do Blackstones. "Nos últimos meses, tivemos problemas com transporte duas vezes - um ônibus alugado quebrou na ida para um jogo em Petrópolis e acabamos perdendo um jogo por nao-comparecimento; e, na final de domingo, a van que levava os torcedores de Itaperuna e Bom Jesus deu defeito no meio do caminho, e quase aconteceu a mesma coisa, mas conseguimos dar a volta por cima e aparecer em cima da hora para o jogo. Nós fundamos este time em 2011, e nunca tivemos muito apoio. Todas as despesas saem do nosso bolso - transporte, uniformes, equipamento de treino, academia, divulgação dos jogos... É um milagre o time sobreviver por 4 anos sem publicidade e quase sem apoio político, social e financeiro nenhum de Itaperuna", desabafa Raphael Souza, um dos membros fundadores do time. 
 
"Com a reestruturação do time, e muita gente nova, nosso objetivo é voltar a integrar a LIFFA em 2016 e, quem sabe, jogar fullpad (com armadura completa) em 2017. É um sonho antigo, e algo que não vai morrer, não importa quanto tempo demore", diz Wagner Silva, outro membro fundador. "Temos mais um torneio em vista para novembro, e a LIFFA para 2016. Agora, só precisamos de apoio para voltar com tudo ao cenário do esporte regional. Temos atletas que treinam até 5 vezes por semana, e ainda gastam dinheiro para jogar. Tudo por amor ao esporte," completa.

O time procura, agora, patrocínio e apoio para os próximos torneios que pretende disputar. Ao mesmo tempo, trabalha para tornar público o esporte na sua cidade natal, e pretende começar a palestrar em escolas sobre o futebol americano, para criar uma base de conhecimento aos jovens Itaperunenses e da região que ainda não conhecem a prática. "O futebol americano é muito inclusivo. Se você é magro, você pode jogar. Se você é gordo, você pode jogar. Se você nunca chutou uma bola na vida, também pode jogar. É um esporte baseado em cooperação onde todos os atletas desempenham funções diferentes, e não necessariamente precisa ter conhecimento de qualquer esporte para praticar. Basta querer. Vejo um futuro para Itaperuna neste esporte, e se depender de nós, não vai morrer." diz Raphael Souza.



Esse é o primeiro título de futebol americano de uma equipe da região norte e noroeste fluminense. No início do ano os dois times de Itaperuna se uniram. Eis a relação dos melhores atletas do Blackstones na competição: melhor jogador em campo - Germano; melhor jogador de ataque - Renan; melhor jogador de defesa - Fernando Baiano; melhor jogador de linha - Romário Cunha; melhor jogador da primeira partida - Ciro Granada.



Atletas do Blackstones e Guarapari Barracudas

Nenhum comentário:

Postar um comentário