sexta-feira, 3 de julho de 2015

JOÃO AVELINO DOS SANTOS, UM DOS 19 HERÓIS BONJESUENSES QUE LUTARAM NA 2ª GUERRA MUNDIAL (1ª parte)






João Avelino dos Santos foi um dos heróis bonjesuenses que lutaram na 2º Guerra Mundial. 

É Carlos Augusto dos Santos, o Guto, proprietário da empresa Noroeste Embalagens, quem nos fala sobre seu pai. 



"Papai nasceu na Sesmaria, zona rural de Bom Jesus do Itabapoana. O comandante do Exército Muniz convidou meu pai para ensinar os demais soldados como andar dentro do brejo e por debaixo de cercas de arame. Papai era da roça e sabia como fazer isso. 

Carlos Augusto dos Santos, o Guto
  
Papai contava que a ração que os soldados brasileiros recebiam, costumavam dividir com os italianinhos, como chamavam os filhos dos italianos. 

João Avelino e um "italianinho"


Soldados brasileiros repartiam a "ração" com os "italianinhos"

Havia muitos pés de maçãs na Itália e ele comia maçã e uma ração todo o dia. Quando papai voltou a Bom Jesus, se recusava a comer maçã e arroz. A  água chegava congelada para os soldados. Era muito grande a dificuldade. Papai e os demais soldados quando saíam do alojamento, tinham de dormir em cima das árvores, porque ali o frio era menor que no chão.

Dois anos após o fim da Guerra, meu pai ficou paralítico das duas pernas. Segundo os médicos, isso ocorreu em decorrência do intenso frio pelo qual passou na Itália. A aposentadoria dele e dos demais pracinhas, conhecida como 'reforma', levou muito tempo para ser aprovada. Se não fosse o apoio dos familiares, meu pai não teria conseguido subsistir no Brasil. Todos os soldados retornaram ao Brasil como cabos. Posteriormente, meu pai foi promovido a sargento, conseguindo a tão almejada reforma nesta condição.

João Avelino ingressou na reserva do Exército em 18 de setembro de 1945
  
 Segundo Guto, "o pracinha Adão, de Miracema (RJ), foi seu melhor amigo. Após o retorno ao Brasil, Adão fez questão de visitar meu pai quando ele ficou adoentado. Papai também continuou com relações com o General Muri, de quem ficou amigo. Continuaram a trocar cartas, após o final da Guerra".

João Avelino (esquerda) e seu melhor amigo Adão, de Miracema


Após chegar ao Brasil, João Avelino casou-se com Ângela Poeys dos Santos, com quem teve sete filhos: Carlindo, Marlene, Ângela, Rogério, Luís Cláudio (Tadi), Carlos Augusto dos Santos (Guto) e Lúcia.  

Homenagem aos heróis bonjesuenses fixou placa no pátio da Prefeitura Municipal no dia 08/05/1981

(continua)









Nenhum comentário:

Postar um comentário